11.4.07

Festa das bruxas em Montalegre (sexta-feira, dia 13)




As “bruxas” regressam a Montalegre na próxima sexta-feira, dia 13, para “assustar” as centenas de pessoas esperadas para a recriação de uma tradição do concelho.


Desde 2002 que a Câmara de Montalegre organiza as “Noites das Bruxas”, que decorrem em todas as “sextas-feiras 13”, e fazem parte integrante do calendário cultural da região.


Também como já é tradição, a nona edição do evento tem como personagem principal “Dom Bruxo”, o padre António Fontes, conhecido por promover os congressos de medicina popular de Vilar de Perdizes.


Sexta-feira, durante o dia, a biblioteca de Montalegre vai dar a conhecer 13 contos e histórias sobre bruxas, ensinar 13 magias, dar 13 sugestões de leitura e revelar 13 superstições.


A partir das 20h00 as “bruxas” invadem os restaurantes “malfadados” da vila de Montalegre, Vilar de Perdizes e Mourilhe.

O “jantar infernal” conta com a presença de “diabos”, “demónios” ou “bruxas” interpretados pelo grupo de teatro Viv’Arte.


Depois do jantar os “seres demoníacos” concentram-se para um cortejo fantasmagórico. Por volta das 23h00, “Dom Bruxo” vai cozinhar a queimada da “mistela abençoada”, que é acompanhada por uma ladainha que historicamente simboliza a “invocação de tudo quanto é mal, que depois arde dentro da caldeira da queimada num calor que se assemelha ao do Inferno”.“Sapos e bruxos, mouchos e crujas, demonhos, trasgos e dianhos” são os primeiros a ser invocados pela ladainha do padre Fontes, que, depois de preparar a queimada com aguardente, limão e açúcar, a vai dar a beber a todos os presentes. Para quem acredita, a queimada pode livrar todos os males de embruxamentos, feitiços e maus-olhados.