9.4.07

Adriano Correia de Oliveira nasceu há 65 anos (na Marinha Grande há uma homenagem ao cantor)

Fala de um Homem Nascido


«Há sempre alguém que resiste
Há sempre alguém que diz não»

Adriano Correia de Oliveira faria hoje 65 anos. Nascido no Porto a 9 de Abril de 1942, morreu cedo de mais: apenas 40 anos depois, em Avintes, a mesma localidade que o viu crescer. Mas, se foi breve demais esta vida, não foi vivida em vão.
Em Coimbra, para onde foi estudar Direito, em 1959, deparou-se com uma intensa actividade estudantil e cultural. Ainda «caloiro», iniciou-se no teatro e na música. Com grande sensibilidade para a poesia e para a música popular e dotado de um timbre de voz único e de uma emoção intensa, que colocava em todos os temas que interpretava, iniciou uma carreira musical própria, juntamente com alguns dos compositores e músicos que o acompanhariam durante toda a sua vida. Em 1960, grava o seu primeiro disco, com o título Noite de Coimbra.

É também em Coimbra que toma contacto com o forte movimento antifascista estudantil, ao qual adere desde a primeira hora. Na sua música, da sua extrema emotividade, está sempre presente a sua dedicação aos trabalhadores, ao povo, aos ideais da liberdade, da democracia, do socialismo.

Entre 1960 e 1980, grava mais de noventa temas, que constituíram aquela que é uma das mais ricas obras musicais do século XX português. Depois do primeiro disco, grava Balada do Estudante (1961); Fados de Coimbra (1961); Fados de Coimbra (1962); Trova do Vento que Passa (1962); Lira (1964); Menina dos Olhos Tristes (1964); Adriano Correia de Oliveira (1967); O Canto e as Armas (1969); Cantaremos (1970); Gente de Aqui e de Agora (1971); A Vila de Alvito (1974); Que Nunca Mais (1975); Para Rosalia (1976); Notícias de Abril (1978); Cantigas Portuguesas (1980) e, editado a título póstumo, Memória de Adriano (1983).


Hoje, dia 9 de Abril, inicia-se na Marinha Grande o programa de homenagem a Adriano Correia de Oliveira, por ocasião da passagem do 65º aniversário do seu nascimento.


Uma merecida homenagem, que fazia toda a falta

O grande objectivo desta homenagem é o de levar a conhecer, sobretudo às gerações mais novas, a personalidade, a história e a obra musical de um dos mais importantes cantores da nossa história mais recente.
O programa da homenagem inicia-se no dia 9, precisamente no dia do 65º aniversário do seu nascimento, pelas 21H15 com uma Sessão solene de homenagem, a que se segue o Lançamento do CD "Adriano Sempre!", composto por temas que foram cantados por Adriano Correia de Oliveira e interpretados por cantores, músicos e grupos musicais de várias sensibilidades musicais e várias gerações etárias e com arranjos novos.
O dia de arranque das comemorações fica ainda marcado pela inauguração da exposição “Adriano Sempre!” sobre a vida e obra de Adriano Correia de Oliveira.

O programa de homenagem continuará no dia 21 de Abril, às 22 horas, com a realização de um espectáculo musical no pavilhão municipal de exposições da Marinha Grande, em que participarão os intérpretes e músicos intervenientes no CD "Adriano Sempre

No dia 30 de Abril, pelas 21h30, no Cine-Teatro Louletano, será a vez de Loulé render uma merecida homangem ao cantor.