12.3.07

Rancière, Sloterdijk e Agamben vão estar no Porto nas Conferências de Serralves

CRITICA DO CONTEMPORÂNEO - CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS

1 Mar - 13 Dez 2007 -

das 21:30 às 23:00 - Auditório de Serralves


A realização do programa de conferências de 2007 trará a Serralves figuras importantes, a nível mundial, da filosofia, da biologia, da educação e do pensamento político actuais. Autores que têm em comum o facto de elaborarem, nas respectivas obras, em termos analíticos e conceptuais, a matéria cultural, social e política com que estamos confrontados. O objectivo destas Conferências é o de trazer a Serralves uma série de discursos que possam entrar na categoria dos diagnósticos do presente. Na verdade, as obras dos convidados têm a característica de se confrontarem com a contingência dos acontecimentos do nosso tempo, procurando traçar uma cartografia das tonalidades afectivas, políticas e sociais que nos governam, ajudar a perceber as transformações, as inflexões e as linhas de fuga que ocorrem em vários planos da nossa realidade.Cada conferencista prossegue, à sua maneira, uma tradição de pensamento crítico que, nas últimas duas décadas, tinha entrado em declínio. É também esta exigência de um pensamento crítico que lhes trouxe um sucesso extra-académico e os tornou pontos de referência em universos culturais muito alargados.
Comissários: António Amorim, António Guerreiro e Manuel Costa
Coordenador: Rui Mota Cardoso




Política


29 Mar - 08 Mai 2007 - das 21:30 às 23:00 - Auditório de Serralves

O programa do ciclo de quatro conferências sobre questões actuais de teoria política parte da ideia de que a matéria política com que estamos hoje confrontados implica um pensamento crítico das categorias tradicionais e uma reflexão teórica que vai no sentido inverso à despolitização generalizada da sociedade contemporânea, a partir do momento em que a política ficou submetida à regra do espectáculo e do pragmatismo técnico-económico que a reduz a meros actos governativos de gestão e administração. Em função desta ideia orientadora, foram convidados quatro filósofos de enorme renome internacional: Jacques Rancière (França), Peter Sloterdijk (Alemanha), Giorgio Agamben (Itália) e Giacomo Marramao (Itália). Todos eles são pensadores eclécticos e movem-se no cruzamento de vários saberes e disciplinas; todos eles têm contribuído para tornar mais inteligível o tempo em que vivemos. Nas obras destes quatro filósofos, a reflexão política é indissociável, no mais alto grau, da análise das questões sociais, culturais, estéticas e éticas que dão uma configuração (sempre em movimento, difícil de apreender) ao mundo contemporâneo. O horizonte em que se move o pensamento destes filósofos não é o de uma disciplina académica bem delimitada, mas o de um saber que atravessa muitas fronteiras e procura chegar a uma legibilidade das condições e das regras em que vivemos, e das grandes transformações da ordem do «político» que se têm dado nas últimas décadas. Em suma: este ciclo de conferências é orientado por uma ideia de diagnóstico e de análise crítica do presente. Por isso, convidámos quatro filósofos cujo pensamento do político significa a decifração da linguagem, do «idioma», dos sinais que caracterizam e dão forma à sociedade contemporânea.
António Guerreiro, Comissário das Conferências do bloco "Política"

29 MAR > GIACOMO MARRAMAO (IT)"O Mundo e o Ocidente, hoje. Sobre as formas do conflito na era global."
12 ABR > JACQUES RANCIÈRE (FR)"As desventuras contemporâneas do pensamento crítico"
3 MAI > PETER SLOTERDIJK (AL)"A técnica na sua relação com o humano"
8 MAI > GIORGIO AGAMBEN (IT)"A teologia política e económica do nosso tempo"

Comissário: António Guerreiro
Moderador: Guilherme de Oliveira Martins




Educação


15 Mai - 26 Jun 2007 - das 21:30 às 23:00 - Auditório de Serralves

Há uma certa permanência de crises e de reformas em torno da educação à escala do planeta (e, já agora, do país). Com e sem resultados, a Educação não escapa à mudança que compõe todo o mundo.Caleidoscópio da história, dos países, das sociedades, das instituições, do indivíduo, de células e até mesmo de moléculas, a educação é um ser particularmente complexo. O tempo presente é propício para a abordagem dessa complexidade. Uma nova interdisciplinaridade gizada em novos tipos de parcerias científicas, resulta em conhecimentos sistematizados em torno das questões essenciais: desde logo, "como é que o ser humano aprende?". O conhecimento disciplinar acumulado e uma atitude transgressora de fronteiras entre disciplinas, sofisticaram os arsenais metodológicos para compreender a educação. Emerge o equívoco dos isolamentos, alimentado entre as comunidades de professores, de educadores e de investigadores. Compreende-se melhor a fisiologia da educação.O ciclo de conferências debate sobre educação apresentará quatro fotogramas da contemporaneidade da educação. Ilustrará o papel do professor na investigação sobre como ensinar o que os alunos tradicionalmente não aprendem. Apresentará a importância da complexidade do mundo real para simplificar o processo de aprendizagem. Visitará o que só a sociedade pode ensinar a um indivíduo e espreitará os ganhos em conhecimento que emergem da sistematização rigorosa de estudos educativos. Os fotogramas serão instantes em caminhos de fim desconhecido por onde agora se caminha. Serão expostos por quem sobre eles trabalha, reflecte e escreve. Por quem, ao transgredir a disciplina onde inicialmente foi treinado, contribuiu e contribui com novas críticas a um tema tão exaustivamente criticado.
Manuel Costa, Comissário das Conferências do bloco "Educação"

15 MAI > ERIC MAZUR (EUA)"Confissões de um conferencista convertido"
29 MAI > JOHN R. JUNGK (EUA)"Estéticas alternativas: Arte & Biomatemática"
12 JUN > TOM SCHULLER (FR)"Os Benefícios sociais do ensino"
26 JUN > WILLIAM SCHMIDT (EUA) "Research that informs policy"
Comissário: Manuel Costa
Moderador: Alberto Amaral




Biologia


18 Out - 13 Dez 2007 - das 21:30 às 23:00 - Auditório de Serralves

É hoje um lugar comum dizer-se que os recentes avanços da Biologia são tão profundos como aqueles que ocorreram na área da Física. Ainda que esta revolução pacífica continue em curso, é pertinente partilhar algumas reflexões sobre os resultados que modificaram irreversivelmente a forma de olharmos para nós próprios. Uma vez que a genética desempenhou um papel fundamental nos mais recentes avanços faz todo o sentido organizar um ciclo de conferências dedicado ao impacto da genética (I) na percepção que temos da nossa identidade como seres biológicos e sociais, (II) a forma como as diferenças genéticas se encontram distribuídas entre os indivíduos e entre os grupos, (III) aquilo que nos torna geneticamente diferentes e (IV) como evoluímos até chegarmos a este estado de humanidade. São estas as questões gerais a abordar pelos oradores convidados, todos eles com resultados publicados sobre estes temas, e todos eles simultaneamente hábeis comunicadores e profundos (mas não necessariamente ortodoxos) pensadores.
António Amorim, Comissário das conferências do bloco "Biologia"

18 OUT> JAUME BERTRANPETIT (ESP)"Diversidade genética humana"
15 NOV> MICHAEL KRAWCZAK (AL)"Diversidade genética humana: a perspectiva da medicina"
29 NOV> TIM CROW (REINO UNIDO)"As origens genéticas do Homo Sapiens moderno"
13 DEZ > ROSALIND HARDING (REINO UNIDO)

Comissário: António Amorim
Moderador: Manuel Sobrinho Simões