Próxima Bicicletada – 30 de Março
18h00 - Marquês de Pombal - (LISBOA
18h00 – Praça dos Leões (PORTO
Por favor Divulguem por todos os vossos contactos
A "Massa Crítica" pretende ser um movimento capaz de congregar todos os cidadãos inconformados com a supremacia automóvel, particularmente aqueles que tentam utilizar formas de deslocação ecológicas e saudáveis e se vêm ostracizados por políticas sistemáticas de discriminação, sendo o bem-estar ambiental e social preterido em função dos interesses económicos relacionados com os meios de transporte automóveis privados.
Assim, o objectivo primordial é juntar todos os cidadãos numa marcha de bicicletas, e outros meios de transporte não poluentes, com uma forte componente reivindicativa através de uma utilização das vias e ruas concebidas só a pensar nos automóveis, transmitindo uma mensagem pedagógica e exigir que as políticas de mobilidade sejam susceptíveis de criar condições cada vez mais vantajosas para a utilização dos transportes públicos e dos meios de deslocação ecológicos (bicicletas, patins, andar a pé). Este tipo de políticas existe já, com enorme sucesso e efeitos práticos extremamente positivos, nos países mais evoluídas da Europa.
A"Massa Crítica" insere-se num movimento mundial de reivindicação dos direitos dos cidadãos face ao despotismo do automóvel e às políticas ecologicamente subdesenvolvidas. Pretende, para além disso, ser o início de um movimento mais amplo e estruturado de activismo ecológico e social. A "Massa Crítica" não requer grande capacidade física (dado que é uma iniciativa de grupo e uma forte solidariedade entre todos os seus membros).
É aconselhável a utilização de capacete de ciclista, máscara anti-poluição e levar água. *Tragam cartazes, flyers, apitos, instrumentos (improvisados ou não),flores... *