7.3.07

Encontro em defesa do Rio Sabor (10 e 11 Março)


Nos dias 10 e 11 de Março vai decorrer o II Encontro "Pelo Rio Sabor" no concelho de Mogadouro, recordando a concentração que ocorreu em 2004 em que se reuniram ali cerca de 400 pessoas de todo o país. Será um evento que pretende englobar uma descida de canoa/kayak de um troço do rio Sabor, e passeios temáticos nas suas margens orientados para temas relacionados com o rio. Esta será mais uma óptima oportunidade para se conhecer este magnífico rio.

Como se sabe, existe um projecto para a construção de uma mega-barragem na zona do Baixo Sabor, defendido pelo Governo e pelas autarquias locais. O Rio Sabor, é o último grande rio sem barragens do nosso país, e um dos últimos da Europa nestas condições, sendo por isso reconhecido por muitos, como o último grande rio "selvagem". De facto, este rio possui características únicas, que lhe permitem conservar uma importante comunidade de aves rupícolas ameaçadas e habitats de conservação prioritária a nível Europeu. Trata-se de uma área classificada como Rede Natura 2000 e Zona de Protecção Especial, segundo as Directivas Comunitárias, onde, por essas razões, não podem ser realizados empreendimentos causadores de grandes impactos ambientais. Face à decisão do Estado português aí construir uma barragem de grandes dimensões, que iria afectar 50 km de rio, a Plataforma Sabor Livre, apresentou uma queixa à Comissão Europeia, no sentido desta não aprovar a construção desta barragem e ainda de impedir o acesso a fundos comunitários para esse fim.
Numa altura em que a Comissão Europeia se encontra a analisar todo o processo, a Plataforma Sabor Livre pretende continuar a alertar a opinião pública para esta situação, tornando conhecida a opinião de muitos portugueses a favor do abandono deste projecto. Com este evento pretende-se demonstrar um dos grandes aproveitamentos do Sabor como rio de águas rápidas com enorme interesse para a prática de desportos ligados à canoagem, e de todo o seu ecossistema como exemplo de museu "vivo" para passeios temáticos orientados para a observação do património natural ou simplesmente para passeios turísticos na natureza.

A tua participação será muito importante! Junta-te a nós para continuarmos a fazer valer os nossos princípios!

Vem conhecer e passear "pelo rio Sabor" nos próximos dias 10 e 11 de Março!

Plataforma Sabor Livre


Mais informações e inscrições em:
www.saborlivre.org
www.aldeia.org

Contacto:
saborlivre@gmail.com
960 173 863






Ponto de encontro em Lisboa:
na Praça do Saldanha - na entrada do Atrium Saldanha, sexta-feira 9 de Março, partida às 19h.
Viagem em viaturas particulares, de Lisboa em direcção a Mogadouro (Trás-os-Montes). Pernoita de sexta para sábado em residencial, em localidade entre Guarda e Torre de Moncorvo (em função da hora de chegada).
Chegada no sábado ao rio Sabor, ao local de encontro, pelas 10h. Pernoita em S.Antão da Barca (Alfândega da Fé), conforme programa em anexo.
Partida para Lisboa no Domingo, de Santo Antão da Barca, pelas 15h.
Chegada prevista a Lisboa (Saldanha) pelas 21h30.

Contactos:
fapas.lisboa@clix.pt
telemóvel: Sérgio Gomes - 96 292 9227; João Morais - 93 84913 55 (a partir das 18h30).