8.3.07

Dia Internacional da Mulher

"Every time we liberate a woman, we liberate a man."
Margaret Mead

Consultar os textos já publicados neste blogue:
- A origem do dia internacional da mulher
- 8 de Março – Greve global das mulheres
- A mulher é o futuro do homem ( canção de Jean Ferrat sob inspiração de Aragon)

Femmes debout
( série de 5 episódios sobre a luta pela emancipação da mulher)


Parte 1







Parte 2







Parte 3







Parte 4







Parte 5







A MULHER E A RESISTÊNCIA

8 de Março – A Mulher e a Resistência

O Movimento Não apaguem a Memória vai promover no dia 8 de Março um colóquio subordinado ao tema “A Mulher e a Resistência”.

Vai decorrer na Biblioteca-Museu República e Resistência e desenvolver-se-á em duas partes, reservando para a noite uma sessão de convívio, a decorrer na Associação 25 de Abril:

Manhã – 10h:
Abertura por Nuno Teotónio Pereira, em representação do Movimento.

Contextualização histórica do período ditatorial do Estado Novo, por Irene Pimentel.
Comunicações de Vanessa Almeida sobre “As mulheres das casas clandestinas”;e de Sónia Ferreira, sobre “Resistência feminina em Almada”
Apresentação das outras instituições promotoras do colóquio

Tarde – 14h30:

Projecção de um documentário sobre o papel das mulheres na resistência, no caso o estatuto das enfermeiras, centrado na figura da Isaura Borges Coelho, da autoria de Susana Sousa Dias.Seguem-se depoimentos, em breves intervenções de 5 minutos, a partir do próprio auditório, com testemunhos do cárcere e da vida de resistência, das mulheres presas pela PIDE/DGS no período ditatorial do Estado Novo.Para uma melhor articulação da sessão e evitar quebras de ritmo, ordenam-se os testemunhos em quatro grupos:Clandestinas: Albertina Diogo; Domicília Correia da Costa; Ivone Dias Lourenço; Georgete Ferreira; Sofia Ferreira; Teresa Dias Coelho.Resistência legal: Isaura Borges Coelho; Hortênsia Campos Lima; Isabel do Carmo; Helena Pato; Luísa Irene Dias Amado; Maria Eugénia Varela Gomes; Maria Purificação Araújo; Maria Jesus Barroso; Estela Piteira Santos.Movimento estudantil: Gina Azevedo; Maria Emília Neves; Maria João Gerardo; Sara Amâncio.Mulheres do Couço: Maria Custódia Chibante.

Encerramento das actividades do colóquio na Biblioteca-museu República e Resistência às 17h30

Reabertura das actividades às 19h, na Associação 25Abril

Inauguração da banca de livros alusiva ao tema, com apoio da Ler Devagar, e preparação da sala para o convívio da noite.

Noite:Convívio com poesia, música e canções, no átrio da Associação 25 de Abril, com o Vítor Sarmento e companheiros do Erva de Cheiro, um jogo de jograis, a cargo da Maria Emília Neves.


Programa da Romagem a Coruche e ao Couço
(10 de Março – sábado)

8h30 – Saída de Lisboa. Concentração na Avenida de Berna, junto à entrada principal da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (diante da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

10h – Chegada a Coruche. Sessão de boas-vindas no Museu Municipal pelo presidente da Câmara, Dionísio Mendes da Silva.
Evocação da resistência antifascista no concelho de Coruche, feita pelo presidente do município e pela antropóloga Paula Godinho
Visita à exposição em homenagem a Zeca Afonso

13h – Almoço, oferecido pela Câmara Municipal de Coruche

14h30 – Partida para o Couço e Azervadinha

15h – Visita à igreja da Azervadinha e relato do episódio sobre a estadia dos padres holandeses na década de 1960, que levou à sua expulsão do país.

15h30 – Viagem para o Couço

16h – Visita ao Couço e aos lugares simbólicos da resistência antifascista, guiada pela resistente Maria Custódia Chibante e pela antropóloga Paula Godinho

17h – Momento de convívio e de petiscos na Cooperativa “Conquista do Povo”

18h – Regresso a Lisboa

Preço da viagem: 10 euros
Preço solidário: 15 euros

N. B. – As inscrições estão a limitadas às primeiras 43 pessoas, devido à lotação do autocarro.
Podem fazer-se até 8 de Março (inclusive), para os seguintes contactos:
Grupo de Ligação – e-mail: contacto@maismemoria.org


Romagem a Coruche e ao Couço

As inscrições para a romagem de 10 de Março, sábado, vão encerrar no final do colóquio “A Mulher e a Resistência”, que decorre amanhã, 8 de Março, na Biblioteca-Museu República e Resistência.
Pede-se às pessoas inscritas que regulem no decorrer do colóquio a sua prestação financeira, pois a conta da deslocação do autocarro, já fretado à Barraqueiro, terá que ser liquidada na manhã de sexta-feira, 9 de Março.

No total estão reservados 34 lugares, para um total de 45 lugares