21.2.07

70.000 italianos manifestam-se contra o alargamento de uma base americana

Dezenas de milhares de manifestantes desfilaram no passado Sábado contra o alargamento da base militar do exército norte-americano de Vicenza no norte da Itália e onde está instalada a 173ª brigada aerotransportada. A manifestação decorreu pacificamente e a acção foi vista como um autêntico referendo popular contra aquele alargamento. Para a adesão popular não foi certamente alheio o descrédito em que os Estados Unidos se envolveram ao efectuarem raptos ilegais em território italiano, assim como a morte de um agente secreto italiano pelos soldados norte-americanos e, acima de tudo, pela invasão e ocupação do Iraque pelas forças armadas e por mercenários dos Estados Unidos.
Para piorar as coisas o alargamento será efectuado de forma descontínua, isto é, as novas instalações situar-se-ão no lado oposto ao da actual base, o que é motivo de sérias apreensões por parte dos residentes. A população teme pelas mais que previsíveis perturbações na circulação rodoviária assim como pelo facto da base se encontrar muito próximo da cidade o que a tornará um alvo num futuro conflito bélico.
Segundo fontes oficiais os efectivos norte-americanos da base de Vicenza deverão passar de 2.750 para 4.500 homens em razão do reagrupamento em curso das várias unidades do exército instaladas em Banburg e Schweinfurt na Alemanha.

Reportagem-video da manifestação ( com canções e música italiana como banda sonora)