22.2.07

Ladrões de bicicletas (filme de Vittorio de Sica)


O filme é considerado uma das obras mais emblemáticas do neo-realismo italiano. Os actores que nele intervêm não são profissionais. Está baseado no livro Ladri dì biciclette de Luigi Bartolini.
O argumento do filme remete-nos para a Itália pós-guerra onde há falta de trabalho. O personagem do filme tem a sorte de arranjar um emprego, mas para isso tem de ter uma bicicleta.
Ladrón de Bicicletas sitúa la historia en la Italia de la posguerra donde el trabajo escasea y obtenerlo es un suceso excepcional. El protagonista de la historia tiene la fortuna de conseguir trabajo pegando carteles por la ciudad pero para poder realizarlo necesita una bicicleta, el problema es que su bicicleta esta empeñada por lo que su primera tarea será recuperarla. O problema é que após o seu primeiro dia de trabalho roubam-lhe a bicicleta e come la o seu futuro. O enredo desenvolve-se então numa busca incessante em tentar recuperá-la até que na cena final o protagonista vê-se condenado a converter-se ele também em ladrão.


Breves comentários - parte 1


parte 2