27.1.07

Vive! Pensa! Lê! Aprende! Conhece! Age!

Escolhe a afirmação seguinte que melhor reflecte as tuas atitudes e o teu comportamento quotidiano, e serve-te das tuas respostas para te conhecer melhor :


Afirmação A = 0 pontos
Cito a Bíblia 10 vezes ao dia e leio o Correio da Manhã todos os dias


Afirmação B = 5 pontos
Sei tudo o que se passa no mundo do futebol

Afirmação C = 10 pontos
Não perco nenhum programa dos «Prós e Contras», compro e leio todos os livros da Margarida Pinto Rebelo, e acho imensa piada ao Herman


Afirmação D = 20 pontos
Sou vegetariano, amigo dos animais domésticos, mas gosto de comprar roupas de marca

Afirmação E= 30 pontos
Vejo e leio atentamente as notícias em casa, sentado no meu sofá, a comer biscoitos e a tomar chá, e leio habitualmente algum livro antes de adormecer

Afirmação F= 40 pontos
Gosto de me divertir, vou aos bares e discotecas, ouço e converso com os amigos e conhecidos, porque a vida são só dois dias, e o que temos é de a gozar ao máximo.


Afirmação G= 50 pontos
Sou um leitor compulsivo, amante do bom cinema, e um apreciador de arte


Afirmação H = 60 pontos
Pertenço a quatro associações cívicas, a uma cooperativa e sou voluntário de várias campanhas sociais, a nível nacional e internacional

Afirmação I = 70 pontos
Fui excomungado por várias igrejas, e expulso de diversos locais selectos por não suportar os convencionalismos bacocos dos hipócritas.

Afirmação J = 80 pontos
Gosto de ler literatura e poesia de vanguarda, escrevo os meus textos e tento lutar contra as injustiças sociais.

Afirmação L = 90 pontos
Tento levar à prática o máximo possível as minhas ideias ecologistas, vivo em comunidade, recuso-me a ver televisão e o ar abafado e as luzes artificiais dos centros comerciais atordoam-me.

Afirmação K = 100 pontos
Envolvo-me no activismo social, leio quer autores clássicos quer os marginais, e sempre que posso vou viver para junto da natureza


Conclusão: Ler jornais ou ver Tv não nos faz estar mais bem informados. Até pelo contrário: as notícias dos media são em grande parte enviesadas senão mesmo deturpadas. Mais importante do que isso é desenvolver uma contínua auto-formação alimentada por uma boa dose de curiosidade, e uma predisposição para apoiar e ajudar os mais carenciados a terem uma vida digna e autónoma. Pensar, investigar e explorar as questões à nossa própria custa constitui não só uma manifestação da nossa inteligência como um poderoso antídoto contra as manipulações de toda a espécie. E nunca fechar-se em dogmas e conclusões definitivas. Mostrar espírito aberto, inconformista e imaginativo. Agir a favor da justiça e da liberdade, no respeito pela natureza e dos outros.
Tudo isto pela simples razão de que a vida, a nossa curta vida é mais, muito mais do que futebol e televisão…