27.1.07

Fast Food Nation - Geração Fast Food (2006)


Fast food nation - filme de Richard Linklater, baseado no best-seller do New York Times e selecção oficial do Festival de Cinema de Cannes de 2006, é já considerado um dos melhores filmes políticos de um realizador norte-americano desde Fahrenheit 9/11 de Michael Moore

Para começar. Apetece-lhe um hambúrguer?

Se sim, então tudo começa com uma fatia de pão, um pedaço de carne mal passada, queijo derretido q.b., meia folha de alface, duas rodelas de pepino, uma de tomate, um molho branco que escorrega pelos ingredientes anteriormente enumerados e a mão do funcionário que empurra tudo com mais uma fatia de pão, desta vez com sementes, enquanto deixa sair uma cuspidela e um sorriso de satisfação. A caixa de cartão fecha-se à pressa e o 'the big one' está pronto para seguir no tabuleiro e fazer mais uma família americana feliz.



Este é o cartão de visita de Michey's, a cadeia de fast food que graças ao hambúrguer 'the big one' se está a tornar um sucesso de vendas. Por pouco mais de 4 dólares, qualquer americano pode comprar um 'the big one' ajustado ao seu paladar, que pode passar pelo sabor barbecue ou frango calipso, com um ligeiro toque de lima, e que dá direito a uma bebida 'super-preço'. Mas por detrás de tal degustação dos tempos modernos, sabem realmente os consumidores o que estão a meter à boca?


Os resultados de análises que indicam a existência de estrume na carne (e ameaçam o bom desempenho do negócio) levam a multinacional a enviar o seu inspector sanitário Don a Cody, uma localidade do Colorado, onde se encontram o matadouro e a fábrica onde a carne vendida pela multinacional é embalada. Uma vez chegado ao UMP (Uniglobe Meet Packing), Don é conduzido por um mundo artificial de brancura e desinfecção imaculadas, onde cada funcionário de avental fardado nasceu com a vocação inquestionável de separar a gordura da carne com um gancho de talhante.



Mas por detrás desta higiene aparente, Don vai conseguir averiguar que cada 'the big one' esconde estórias medonhas, como passadeiras rolantes por onde passam as vísceras mal lavadas, animais que são cruelmente maltratados e funcionários ilegais que perdem pernas e braços em acidentes de trabalho.À medida que cada "the big one" é trincado por uma boca de 1º Mundo que o pode comprar, dezenas de mexicanos continuam a saltar fronteiras em busca do novo sonho americano de ganhar dinheiro rápido com a comida rápida. Mas o único que encontram é um trabalho nojento e mal-cheiroso onde as cabeças de vaca rebolam sem olhos pelo chão do matadouro, a carne congelada é empacotada com vestígios de tripas e pêlo, e as trituradoras da fábrica engolem acidentalmente funcionários que antes de perderem alguma parte do corpo precisam de andar de galochas para que o sangue não lhes chegue até aos joelhos. Uma utopia de gente pobre seduzida pelo novo 'american way of life' que põe de lado a dignidade laboral e sexual em troca de um afortunado posto na fila dos que têm jeito para arrancarem rins de vaca.



Uma denúncia em estado cru do realizador Richard Linklater, que conta com as interpretações de Ethan Hawke, Greg Kinnear, Catalina Sandino Moreno, Patricia Arquette, Avril Lavigne e Bruce Willis.



Depois disto, será que ainda lhe apetece um hambúrguer?


Retirado de:
http://www.rascunho.net/critica.asp?id=1048