1.10.06

ESCANDA ( comunidade rural autogestionária nas Astúrias)



ESCANDA é um projecto que se define como «espaço social colectivo para a autogestão, a diversidade e a autonomia». Consta de vários edifícios, uma horta e um terreno para cultivo e plantação.
ESCANDA fica situada nas Astúrias, mais propriamente no concelho de Pola de Lena, a cerca de 30 Km da cidade de Oviedo.
O espaço foi cedido a um grupo de 15 activistas, provenientes de diversos países, e que lá vivem ao mesmo tempo que se dedicam a revitalizar a região, vítima de abandono e desertificação rural, desenvolvendo múltiplos actividades, sobretudo nas áreas da educação popular, energias renováveis e agricultura, entre outras.

O projecto já existe desde há pouco mais de 4 anos e os seus objectivos passam pela troca e permuta de habilidades e experiências em áreas como o desenvolvimento rural da região, convivência e intercâmbio internacional e intercultural, assim como a mudança social radical e tecnológica.

O propósito dos elementos integrantes é reduzir cada vez mais a dependência para com o mercado e o Estado através da agricultura ecológica, energias renováveis, a reconstrução e casas abandonadas, redes inalâmbricas, software livre e educação popular/livre.

ESCANDA não é um lugar para nos escondermos da sociedade, mas antes uma maneira de viver e praticar uma alternativa concreta baseada na solidariedade e na sustentabilidade.

Ver para mais info:
http://www.escanda.org/


A Educação e a Formação, tanto para crianças como adultos, é uma das principais actividades e preocupações do colectivo integrante do projecto ESCANDA. Os monitores educativos provêm de 6 países diferentes, tem trajectórias diferentes ( desde graus universitários até experiências práticas em matéria de educação em várias partes do mundo) e colaboram com escolas asturianasda região nas tarefas educativas.