15.10.06

4 de Novembro vai ser o Dia Mundial de Acção Contra as Alterações Climáticas

legenda da figura - pegunta de um automobilista: porque é que o clima está a ficar tão estranho?


O próximo dia 4 de Novembro foi a data estabelecida pelas Organizações Não Governamentais para que todos se mobilizem a favor da nosso planeta.
Para a fixação dessa data não foi estranho o facto de dois dias depois se realizar em Nairobi (capital do Quénia) entre 6 e 17 de Novembro a Conferência Internacional sobre o Clima promovida pelas Nações Unidas.


Daí que várias organizações não governamentais tenham lançado o apelo para que no dia 4 de Novembro sejam realizadas múltiplas acções um pouco por todo o mundo para exigir medidas eficazes de luta contra as alterações climáticas, assim como manifestar as preocupações de todos os cidadãos relativamente ao aquecimento global. Poder-se-ão desenvolver as mais variadas acções, desde debates, exposições, manifestações, teatro de rua, animação com crianças, acções directas não-violentas, interpelações de políticos, etc, etc.

A Conferência de Nairobi será um momento importante para avaliar em que ponto se encontram as negociações internacionais relativas ao segundo período de aplicação do Protocolo de Quioto que começará em 2012.

As mensagens que deverão ser transmitidas reconduzem-se fundamentalmente a 3 pontos:

- é de extrema urgência que os políticos cheguem a acordo sobre um compromisso acerca do período pós-2012, uma vez que qualquer atraso pode resultar em tornar praticamente impossível a estabilização do clima

- os países industrializados devem implicar-se mais na aplicação de objectivos ambiciosos relativos à redução das suas emissões de gazes com efeito de estufa.

- esses países devem, além disso, ajudar os países em desenvolvimento a adaptar-se às consequências e efeitos já visíveis das alterações climáticas.



Precisamos , quanto antes, de pôr em causa o nosso modo de vida energívoro !


Consultar:


http://www.rac-f.org/rubrique.php3?id_rubrique=210

http://www.stopclimatechaos.org/66.asp

http://www.cooltheplanet.net/

http://www.globalclimatecampaign.org/



É preciso pôr em causa o nosso modo de vida energívoro !