19.1.06

Carta da Ecopedagogia


Os princípios orientadores da ecopedagogia:

1 – O planeta é encarado como uma única comunidade

2 – A Terra é tratada como uma mãe e um organismo vivo em evolução

3 – A necessidade de uma nova consciência que saiba o que é sustentável, apropriado e que faça sentido para a nossa existência.

4 – Desenvolver a ternura para com essa casa. O nosso endereço é a Terra.

5 – Defende a justiça socio-económica. A Terra é um grande pobre, o maior de todos os pobres.

6 - A ecopedagogia é uma pedagogia biófila que promove a vida, e fomenta que as pessoas se envolvam, se comuniquem, compartilhem entre si, problematizem, relacionem-se e entusiasmem-se

7 – Supõe uma concepção de conhecimento que só admite ser integral na condição de ser compartilhado

8 - Apela ao caminhar com sentido ( na vida quotidiana)

9 – Inspira-se numa racionalidade intuitiva e comunicativa, isto é, afectiva e não meramente instrumental

10 – Preconiza uma cultura da sustentabilidade através da ecofirmação, apontando uma exigência: ampliar o nosso ponto de vista.


( o movimento pela ecopedagogia apareceu com o 1º Encontro Internacional da Carta da Terra na perspectiva da Educação, organizado pelo Instituto Paulo Freire em 23-26 de Agosto de 1999 na cidade de São Paulo, Brasil, assim como do I Fórum Internacional sobre Ecopedagogia que teve lugar na Faculdade de Psicologia e das ciências da Educação da Universidade do Porto entre os dias 24 e 26 de Março de 2000)

Consultar:
http://www.ufmt.br/revista/arquivo/rev21/moacir_gadotti.htm



Ecopedagogia – o que é?

Trata-se de uma pedagogia orientada para a aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida quotidiana, tendo como objectivo a promoção de sociedades sustentáveis.
O conceito de ecopedagogia, criado por Francisco Gutiérrez, pesquisador do pensamento de Paulo Freire na Costa Rica, segue os princípios da “Carta da Terra”, adoptado pela ONU com o mesmo valor da “Declaração dos Direitos Humanos”. A “Carta da Terra” foi aprovada por um fórum da sociedade civil, com representantes de todos os povos, e, por isso, conseguiu o status de documento da “cidadania planetária”.
A ecopedagogia trabalha com a fundamentação teórica dessa “cidadania planetária” cuja ideia é dar sentido para a acção dos homens enquanto seres vivos que compartilham com as demais vidas a experiência do planeta Terra. Ou seja, constitui-se um verdadeiro movimento político e educativo cujo projecto é mudar as actuais relações humanas, sociais e ambientais. A promoção das sociedades sustentáveis e a preservação do meio ambiente depende, de acordo com a ecopedagogia, de uma consciência ecológica e a formação dessa consciência depende da educação