1.12.05

Encontro para ofertas gratuitas e doações públicas


Desde há 3 anos para cá, centenas de participantes reúnem-se na Pont-Marie, na cidade de Paris, à volta de um ideia muito simples: oferecer gratuitamente ( sem esperar nada em troca), aos desconhecidos que por ali passem, objectos domésticos, que os doadores desejam doar.
Os interessados encontram-se muito simplesmente, sem medo do «outro» nem a pensar em dinheiro e no valor monetário dos objectos.
É claro que os transeuntes ficam surpreendidos ao receber presentes imprevistos, oferecidos por desconhecidos. Outros sentem-se intimidados ao abordar desconhecidos que ali passam, tal é a estranheza que sentem pelo acto de «doar coisas» a estranhos.
Todavia, cada vez mais pessoas têm aparecido às convocatórias para partilhar esta ideia muito simples.
Outras cidades, além de Paris, têm também organizado reuniões em pleno espaço público com o mesmo objectivo: Brest, Toulouse, Marselha, Perpignan, Montpelier, Palermo, na Suíça, …
Este ano a reunião das doações e ofertas públicas («Grand Don») em Paris comemora-se pela terceira vez e foram convidados todos os interessados para o acto de oferta pública e festiva que se realizará no próximo dia 17 de Dezembro à 15 horas na Pont-Marie

Mais informação:
http://granddon.free.fr


Nota Importante:
Esta iniciativa insere-se na linha dos usos e costume e de um modo de vida, estudado por antropólogos e etnólogos, existente em muitas sociedades comunitárias, baseado nas doações e ofertas entre os seus elementos. Infelizmente, tais hábitos foram substituídos pela mercantilização crescente das relações sociais por via da introdução do dinheiro como intermediário económico.
Existem já vários estudos e investigações que tratam daquela realidade, que perdeu a importância com a penetração das estruturas capitalistas nas relações sociais das nossas sociedades, e que se perverteu com a «caridadezinha» e os «presentes» comerciais
O autor que mais dedicou atenção a esta faceta da vida das comunidades foi o sociólogo e etnólogo Marcel Mauss.