7.11.05

Para reflectir e agir em consequência…


Estatísticas para reflectir e agir em consequência:

*As 3 pessoas mais ricas do mundo são também mais ricas que os 48 países mais pobres do mundo.

*Os bens das 84 pessoas mais ricas do mundo ultrapassa o produto interior bruto da China com os seus mil e duzentos mil milhões de habitantes


*As 225 pessoas mais ricas do mundo possuem uma fortuna equivalente ao rendimento anual acumulado de 47% das pessoas mais pobres do planeta, ou seja 3 mil milhões de pessoas.


*Bastaria cerca de 4% da riqueza acumulada dessas 225 pessoas mais ricas para dar a toda a população do mundo acesso à satisfação das suas necessidades de base ( saúde, educação e alimentação)


* 122 empresas são as causadoras de 80% de todas as emissões de dióxido de carbono


* Para o seu fabrico um iate de luxo precisa de 200.000 horas de trabalho, ou seja, 96 anos de trabalho de um pessoas ( a trabalhar 8 horas/dia ao longo de 5 dias/semana). Assim.com o que ganha em poucos dias um multimilionário pode-se apropriar da vida de um ser humano.


* Nos Estados Unidos os 100 mais importantes administradores ganham cada um em média mais de 100 vezes mais que os seus empregados.


*A fortuna pessoal de Bill Gates ( 50 mil milhões de dólares) é igual à fortuna cumulada dos 106 milhões de norte-americanos mais pobres.


*O orçamento militar norte-americano durante o ano de 2004 foi de 480 mil milhões de dólares, o que representa uma despesa de 27.342 dólares por hora desde o nascimento de Cristo.


*Em 2002 Bush decidiu aumentar o montante das despesas militares em 40 mil milhões de dólares. Ora esta soma representa exactamente o que seria preciso para resolver definitivamente o problema da fome no mundo.


Por estas e outras razões é que os verdadeiros donos do mundo não são os governos, mas os dirigentes dos grupos multinacionais financeiros ou industriais, e das instituições internacionais opacas como o FMI, o Banco Mundial, a OCDE, a OMC, etc. Resta dizer que os dirigentes de todas estas entidades empresariais e institucionais não são eleitos, muito embora as suas decisões tenham um enorme impacte sobre a vida das populações.

O poder dessas organizações exerce-se sobre uma escala planetária e mundial, enquanto o poder de grande parte dos Estados exerce-se dentro das suas fronteiras.

Aliás, o peso das multinacionais nos fluxos financeiros escapa regra geral ao poder dos Estados.