7.11.05

O Governo japonês quer militarizar-se e modificar a sua Constituição pacifista!


A Constituição japonesa de 1947 não admite que o Estado possua forças armadas, sendo por isso caracterizada por ser uma Constituição pacifista. Ora nos últimos tempos o actual governo japonês de cariz liberal-conservador não se tem cansado de ensaiar tentativas de introduzir profundas alterações na Constituição Política japonesa com vista a dotar o Estado de umas forças armadas poderosas. A oposição declarou já o seu repúdio a tais intenções.
A emenda ao artigo 9 no qual se diz que o Japão « renuncia à guerra como meio de regular os diferendos internacionais» é o alvo da sanha militarista do governo japonês e das forças nacionalistas que têm recebido o aval dos Estados Unidos, os quais pretendem inscrever o Japão no sistema regional norte-americano.
Um dos pretextos para a modificação do citado artigo é o envio para o Iraque de soldados japonesas de…autodefesa do Japão!!!
Este facto tem servido para os partidários da militarização do Japão dizerem que o artigo 9 foi…esvaziado de sentido!!!
Cá para nós quem violou o articulado constitucional, isto é, o actual governo liberal-conservador japonês é quem devia estar hoje a prestar contas por ter violado a Constituição.
Recorde-se que foram os Estados Unidos que, curiosamente começaram por esvaziar o artigo 9 da Constituição do Japão, para o qual tinham contribuído insistentemente no período imediato ao pós-Guerra em 1945, quando inseriram o país do Sol nascente na sua estratégia anti-comunista durante a chamada Guerra fria. O primeiro passo foi uma decisão secreta de 1948 a autorizar o Japão para a constituição de uma força de polícia nacional de 150 .000 homens cuja missão era, entre outras, proteger as bases norte-americanas no Japão e as famílias dos soldados norte-americanos!!!
Os próprios governos norte-americanos não escondem o seu desejo de tornar o Japão uma potência militar moderna, ainda que sob controle militar americano e ao serviço dos objectivos estratégicos de Washington.
Não admira pois que, apesar da sua Constituição rejeitar a constituição de forças armadas, o Japão já ter sido considerado em 1973 a sétima potência militar do mundo, tendo hoje cerca de 240.000 soldados e ter gasto em 1998 50 mil milhões de dólares para as suas forças de….«auto-defesa» !!!
E não faltam líderes políticos no Japão a pedir armas nucleares para as suas forças armadas…