11.10.05

Haverá 50 milhões de refugiados ambientais em 2010


A ONU calcula que dentro de cinco anos 50 milhões de pessoas vão ser consideradas refugiadas devido a problemas ambientais nas regiões onde vivem.
Um estudo da Universidade das Nações Unidas (UNU) estima que hoje em dia já existem tantos “refugiados ambientais” quantas pessoas que são forçadas a deixar as suas casas por causa de distúrbios políticos ou sociais.
Entre os problemas ambientais que criam refugiados estão o esgotamento do solo, a desertificação, as inundações e outros desastres naturais.
A UNU afirma que é preciso criar mecanismos para que estas pessoas recebam procteção adequada, e para tanto está na hora de criar uma definição legal para o conceito de refugiados ambientais.
Uma convenção adoptada pela ONU em 1951 sobre assunto define refugiados como uma pessoa que teme “ser perseguida por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas” e “se encontra fora do país de sua nacionalidade”.
“Nós precisamos definir o que queremos dizer com refugiados políticos, económicos e ambientais”, disse o reitor da UNU, Han van Ginkel, à BBC.
“Se definirmos o problema melhor, poderemos estar preparados para o nível de necessidades que precisam de ser supridas”, afirmou.
Outro problema é que, historicamente, as pessoas só são consideradas refugiadas caso tenham de deixar o país onde vivem.
Mas desastres como o furacão Katrina mostraram de forma clara que muita gente que tem de deixar suas casas por causas naturais com frequência permanece no país onde vive.
Fonte: BBC