1.10.05

Bosquímanos presos acabam de ganhar o Prémio Nobel Alternativo


O First People of the Kalahari, a organização de base dos bosquímanos gana e gwi do Bostswana que luta pelo direito do povo bosquímano regressar ao seu local ancestral, acabou de ganhar o Right Livelihood Award na Suécia, conhecido como o Prémio Nobel Alternativo na pessoa do seu dirigente Roy Sesana.
A justificação para o prémio foi para a «decidida resistência contra a expulsão das suas terras ancestrais e pela defesa ao seu modo e estilo de vida ancestral» por parte dos bosquímanos.
Este prémio coincide curiosamente com a prisão de 28 bosquímanos, incluindo os dirigentes da referida organização FPK que foram presos pela polícia que recorreu inclusivamente ao gás lacrimogéneo e a balas de borracha. O grupo preso estava em vias de tentar levar água e comida aos seus familiares que ainda se encontravam dentro da Reserva de Caça do Kalahari Central, e de onde a maioria dos bosquímanos foram expulsos.
Diz-se que as ricas jazidas de diamantes estão na origem da expulsão dos bosquímanos por parte do governo do Botswana.
Diga-se ainda que a empresa diamantífera De Beers, que gere todas as minas de diamantes do Botswana, é actualmente alvo de uma campanha de boicote mundial

Nota: Roy Sesana é o dirigente da FPK

Mais informações:
http://www.rightlivelihood.org/news/event05.htm

Fonte: Survival