30.5.05

O milagre americano = mais milionários e mais pobreza


Mais milionários e mais pessoas em situação de pobreza eis o que é, resumidamente, o milagre norte-americano

O número de milionário nos USA em 2004 aumentou 21%, ao alcançar os 7,5 milhões de famílias que possuíam um património líquido de um milhão de dólares, o que constitui o maior aumento de milionários desde há muitos anos.
Recorde-se já agora que, no mesmo período de tempo, se registou um redução real dos salários dos trabalhadores não administrativos.
Segundo as mesmas estatísticas houve também um aumento de 3,7 % de norte-americanos em situação de pobreza em 2003
Os mais ricos foram também os que mais cresceram: as famílias com um património líquido de 5 milhões de dólares cresceram em 38%
Um factor que explica isto são as grandes reduções de impostos que têm favorecidos os ricos. Ninguém duvida que o ano de 2004 foi um óptimo ano para os ricos.
Há umas semanas atrás a revista Forbes já informara que o número de multimilionários ( com um fortuna de mais de mil milhões ) tinha alcançado as 691 pessoas, um acréscimo de 17% relativamente ao ano anterior.
Desgraçadamente o ano de 2004 também foi «um bom ano» para a pobreza. Segundo a revista Time, de há umas semanas atrás, quase metade dos habitantes da Terra são pobres, isto é, mais de mil milhões pessoas sobrevivem com menos um dólar por dia.