2.4.05

50 anos (1954-2004) de rock ou a entrada fulgurante da música negra na cultura pop(ular) ocidental

Em 1954 Elvis Presley grava "That's all right mama" nos Sun Studios em Memphis, que ficou conhecida por ser uma música de um rapaz branco que cantava como se fosse um negro. Anteriormente havia outros discos e grupos que tocavam o rock'n roll mas eram todos eles músicos negros.

Em 1955 é editado "Maybelline is released" de Chuck Berry que pela primeira vez se refere explicitamente a duas das constantes do rock'n roll americano: as miúdas e os carros, destapando um filão onde irão inspirar-se figuras e grupos como Beach Boys, Beatles, Rolling Stones, Bruce Springsteen.

Em 1958 Elvis Presley sai do serviço militar com feições já acentuadamente masculinas, e a sua música, apesar de já ter soar um pouco fora-de-moda, é aproveitada pela indústria musical. Pela primeira vez um rocker rebelde vira entertainer.

Em 1961 dá-se o concerto ao vivo de James Brown que constituirá uma acto histórico da dinâmica do r'n'b, uma vez que a influência de Brown nunca deixará de ser notada na musica popular urbana, a começar pelo impacte que teve nos grupos Mod dos anos sessenta.

Em 1964 nasce a Beatlemania. Em 28 de Agosto desse mesmo ano os Beatles encontram-se com Bob Dylan no Hotel Delmonico em New York. Este oferece-lhes um charro e os outros quatro reconhecem que nunca tinham experimentado.

......

......

......

Em Outubro de 2003, pela primeira vez, desde há 50 anos, a lista dos top 10 da oficialíssima Billboard americana só inclui músicos negros. A supremacia da música rap e da R & B é total.. É a música preferida dos adolescentes americanos , brancos e negros.