31.3.05

Uma Exposição de Arte sob o tema do Mal



Em Turim, mais concretamente no Palacete de caça de Stugnini, perto daquela cidade italiana, está a decorrer uma exposição temática com 180 obras de arte, realizadas desde o século XV até hoje, dedicadas ao tema do Mal e que se propõe fazer uma retrospectiva sobre o tema em termos de artes plásticas.
No acervo reunido inclui-se uma Medusa ( de Peter Paul Rubens de 1617), o «Enterro de Santa Luzia» e «Criança mordida por um lagarto» ( ambos de Caravaggio), assim como peças de Rubens, Goya, Munch, Warhol e Picasso.
Outros quadros presentes são «Retrato de um desconhecido» de Antonello da Messina ( secXV), «Tra me e me» de Margherita Manzelli (1995).
As peças mais significativas do século XX são a escultura «Prisão» de Adolfo Wildt; os rostos disformes de Francis Bacon, a «Cadeira Eléctrica» de Andy Warhol.
A exposição termina com a obra de Maurizio Cattelan, « Crianças Enforcadas», que o autor montara num árvores em plena rua de Milão e que merecera há uns meses atrás a reprovação da população local e tentativas para a sua retirada.