31.3.05

Portuguesa organiza Sindicato inglês das trabalhadoras sexuais


Segundo notícias aparecidas na imprensa oficial a portuguesa Ana Lopes, de 28 anos, e natural do Porto, com o Curso de Antropologia tirado na University of East London é a mentora e principal activista do único sindicato inglês de trabalhadoras (-es) sexuais, a International Union for Sex Workers (IUSW), criado em Março de 2000 e que até hoje já tem uma considerável adesão de membros filiados, para além do próprio sindicato se ter tornado uma secção da Britain’s Geberal Union, a terceira maior organização sindical do reino Unido (GMB – General Municipal Boilermakers).
Ana Lopes depois de não ter entrado no curso de Filosofia na Faculdade de Letras do Porto rumou para Londres onde se inscreveu e terminou uma licenciatura em Antropologia em 1996, mediante uma tese baseada na metodologia da Action Research . Segundo o seu professor orientador da sua tese, a “Ana é a única estudantes desta universidade que alguma vez fez uma Action Research” .
A própria Ana Lopes é uma sex worker desde há 4 anos quando começou a ter um part-time como operadora de chamadas eróticas numa pequena empresa em Londres. Recentemente foi convidada pela pintora Paula Rego, radicada em Londres, para servir de modelo para os seus desenhos. Neste momento Ana Lopes prepara o seu doutoramento sobre grupos marginais.