25.3.05

A Rainha Vitória foi a maior traficante de drogas!


A Rainha Vitória da Inglaterra deu o nome a uma época, a era vitoriana, que está associada ao puritanismo moral e ao culto dos valores tradicionalistas.

Acontece que a mesma Rainha Vitória foi a maior traficante de drogas do século XIX. Com efeito, sob o seu reinado, o ópio converteu-se na mercadoria mais valiosa de todo o comércio imperial. O cultivo e a produção desenvolveu-se na Índia por iniciativa e sob o controle dos ingleses. A droga entrava na China e calculam-se que existiriam 12 milhões de drogados chineses quando, em 1839, o Imperador Chinês, face aos efeitos devastadores daquela droga junto da população do seu país, resolveu proibir o comércio e o uso do ópio.

A Rainha Vitória, quando tomou conhecimento daquela resolução, apressou-se logo a qualificá-la como um imperdoável ataque e violação à liberdade comercial e, de imediato, enviou a Esquadra Inglesa para as costas da China e o seu Exército invadir aquele país, dando início à chamada guerra do ópio entre os chineses ( que queriam proibir) e os ingleses ( que defendiam a sua livre comercialização).
Em 1860 a cidade de Pequim cai às mãos das tropas invasoras da Inglaterra e logo os ingleses restabeleceram o livre comércio do ópio e deram vivas à sua Majestade a Rainha!!!!