25.3.05

Alterconsumidores versus Hiperconsumidores

Os Hiperconsumidores são grandes consumidores de produtos tecnológicos,jogos de azar e capitalização do dinheiro. Gostam do desporto-espectáculo na TV ou nos jornais, frequentam os parques de divertimento, e compram nas catedrais do consumo em que se transformaram os centros comerciais e os hipermercados. Adoram a publicidade. Nas revistas procuram tudo o que ajuda a melhorar a aparência física especialmente as rubricas sobre a maquilhagem, a beleza e a moda. Os hiperconsumidores são superconsumidores do fast food (comida rápida), das pastilhas elásticas e dos gelados.
.
Os Alterconsumidores não gostam da publicidade. Estão prontos a gastar mais tempo e mais dinheiro para encontrar produtos que respeitem o ambiente além de preferirem produtos reciclados. Rejeitando a ideia que o automóvel lhes dá algum status social eles utilizam-no sómente como meio instrumental de deslocação de um local para outro. Lêem normalmente a imprensa de qualidade e são visitantes dos museus. Passam menos tempo à frente de um aparelho de televisão. Os alterconsumidores privilegiam geralmente os paladares e os gostos intensos e autênticos
(adaptação de um texto publicado no Le monde de 15/7/04)