17.3.05

A próxima conferência da ONU sobre o clima será em Montreal (Nov-Dez/2005)


A próxima conferência da ONU sobre as mudanças climáticas será realizada de 29 de Novembro a 9 de Dezembro de 2005 em Montreal, no Canadá, anunciou a ONU nesta quarta-feira através de um comunicado divulgado por ocasião da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto.
Será a 11ª conferência da Convenção sobre Mudança Climática e a primeira conferência a ser realizada após a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto (MOP-1).
A convenção foi um primeiro acordo da ONU sobre o efeito estufa, de carácter muito genérico, adoptado na primeira reunião de cúpula da Terra, realizada no Rio, em 1992. Ela entrou em vigor em 1994.
O Protocolo de Kyoto, adoptado em 1997 na antiga capital do império japonês, endurece as disposições da Convenção e impõe aos países industrializados a obrigação de reduzir as suas emissões de gases poluentes até 2012.Os Estados Unidos ratificaram a convenção, mas rejeitaram o protocolo, assim como a Austrália.
Ambos participam como membros de pleno direito das discussões organizadas no âmbito da convenção e como observadores nos debates sobre a aplicação do protocolo.
Em Montreal, um dos objectivos é lançar as bases de um processo "que inclua os Estados Unidos e estabeleça objectivos para as nações emergentes em desenvolvimento, como China e Índia".