17.3.05

A invasão americana no Vietname foi há 40 anos


No dia 8 de Março de 1965, 3500 fuzileiros navais dos Estados Unidos desembarcaram no Sul do Vietname.

Começou uma das guerras mais marcantes na memória do povo norte-americano. Para os vietnamitas que sobreviveram, o dia foi marcado pela presença de estrangeiros loiros de olhos azuis, coisa que eles nunca tinham visto na vida. As tropas chegaram distribuindo doces às crianças e instalaram-se nos povoados.

O pretexto para a invasão era que queriam ajudar o regime do Vietname do Sul que estava sendo ameaçado pelas forças comunistas do Norte, sob a liderança do governo de Ho Chi Minh. Armados até os dentes, os combatentes viajaram de vilarejo a vilarejo com os equipamentos e armas mais modernos da época.

Por ordem do então presidente americano Lyndon Johnson, bombas de napalm começaram a ser usadas para combater as guerrilhas de Ho Chi Minh. Foi o início de um dos conflitos mais mortais e dramáticos da história do país. Três anos depois do início da guerra, os Estados Unidos já contabilizavam 540 mil soldados estacionados no Vietname. Quase 60 mil morreram e centenas de milhares voltaram para casa com traumas físicos e psicológicos. Um total de 3 milhões e 140 mil militares norte-americanos serviram no Vietname.

O conflito só terminou em 1973 e os Estados Unidos nunca foram atacados noseu próprio território. Em compensação deixaram toda uma nação devastada.

Os norte-americanos perderam a guerra, mas só saíram de lá em 1978.

Apesar de terem se passado 40 anos, as consequências da guerra continuam a marcar o quotidiano do Vietname. Para eles, a guerra é uma realidade presente e não um evento do passado. O país foi bombardeado durante 15 anos por mais de sete milhões de toneladas de bombas, cada uma com 270 quilos de explosivos. Herbicidas poderosos foram usados na destruição das plantações de arroz, o que levará 100 anos para que a terra se recupere. Outros tóxicos causaram mutação genética, cancros e outras enfermidades. Depois do fim do conflito, o país ainda sofreu uma série de sanções internacionais por causa de seu governo comunista.
A devastação e a guerra não se limitou ao Vietname, mas estendeu-se também os vizinhos Laos e Camboja. No total, foram cinco milhões de mortos na Ásia por efeito da invasão, guerra e ocupação do Vietname pelos Estados Unidos da América.