18.3.05

Campanha Primavera-Verão de Desbaptização

Apresentamos a seguir uma carta-modelo que deve ser dirigida à paróquia, assim como ao bispo de que depende a paróquia, onde foi realizado o baptismo a pedir a sua desbaptização. Ao pedido deve seguir-se uma carta da própria paróquia a confirmar a renúncia ao baptismo.
Exmº Sr. Padre ( ou bispo) da paróquia de...
Tendo sido baptizado na Igreja de..............., no dia de... /..../...., sob o nome de............................, venho junto de V. Exª requerer que junto do meu registo de baptismo seja feito um aditamento com a seguinte menção: "renegou o seu baptismo por carta de ..../..../...."
A minha atitude deve-se ao facto das minhas convicções filosóficas não corresponderem às das pessoas que, de boa fé, me fizeram baptizar. Assim, por imperativo da minha consciência, e por amor à verdade, venho por este acto contribuir para a reforma dos registos a fim de que estes sejam limpos de qualquer ambiguidade.
Esperando uma confirmação escrita da Vossa parte, queira aceitar os meus sinceros agradecimentos
Data e Assinatura