10.2.05

Lutas sociais dos assalariados

Cerca de 70 trabalhadores das Confecções Oliveira & Borges,Lda de Vila das Aves no concelho de Santo Tirso iniciaram uma greve pelo pagamento dos seus salários em atraso e para denunciar a fuga do patrão que, desde o início de Fevereiro, se encontra em parte incerta.
Também os trabalhadores da Casa do Douro se manifestaram em Vila Real junto dos candidatos do PSD, quando este se dedicavam a fazer campanha eleitoral, protestando contra o não cumprimento de compromissos governamentais assumidos pelo governo PSD/PP relativos ao apoio e financiamento à Casa do Douro.
Médicos do Centro Hospitalar de Coimbra continuam em greve reivindicando o pagamento de horas extraordinárias em atraso.
Por sua vez os trabalhadores da Indesit realizaram uma concentração pública para denunciar o despedimento colectivo de 100 trabalhadores por esta empresa italiana sob pretexto de deslocalizarem as suas instalações para outros países.

Como se vê por estes exemplos, a luta dos trabalhadores assalariados pela defesa dos seus direitos ( direito ao trabalho e direito à remuneração) é uma constante face à desregulamentação neoliberal da actual fase do processo de acumulação do capital.