Tamera é um Centro Internacional de Pesquisa para a Paz, uma escola do futuro e um ponto de encontro internacional de trabalhadores, oriundos de muitas partes do mundo, para a paz. Foi fundado em 1995 num terreno com cerca de 134 ha situado no Baixo Alentejo, na freguesia de Relíquias e concelho de Odemira.
Dias abertos com visita guiada
12 de Março, 14 de Maio, 4 de Junho, 13 de Agosto, 10 de Setembro, 5 de Novembro
Desde Agosto de 2007 está a ser criada uma paisagem aquática de permacultura no Centro de Pesquisa para a Paz de Tamera (em Relíquias), para servir de modelo na recuperação de paisagens ameaçadas pela desertificação. Numa região árida devido ao Verão cujo solo é esgotado pelas pastagens e sobreiros moribundos, foram criadas áreas de retenção aquática de aspecto natural em cujas margens crescem legumes e frutos durante todas as estações. Após a saturação do solo pela água, podemos começar agora com a reflorestação de árvores coníferas e caducas. A paisagem aquática de Tamera já está a atrair novamente plantas e animais autóctones bem como muitos especialistas nacionais e estrangeiros. Todos são unânimes: deste modo está a ser criado um paraíso natural que em breve poderá alimentar os seus habitantes. Cerca de 1.000 destas paisagens aquáticas em todo o Alentejo poderão salvá-lo da desertificação.
Sepp Holzer, um austríaco especialista em permacultura e agricultor de montanha, criou biótopos de grandes áreas no mundo inteiro para recuperar paisagens danificadas e para as cultivar em cooperação com a natureza. Em Tamera e algumas vezes por ano, lecciona cursos de permacultura através da sua paisagem aquática em crescimento.
Sepp Holzer irá liderar a visita nos seguintes dias: 4.06, 13.08, 05.11
Programa dos Dias Abertos
10:00 Horas – Boas-vindas a Tamera: o ponto de encontro é na Casa de Hóspedes
10:30 Horas – Visita guiada à paisagem aquática
13:00 Horas – Almoço (se estiver sol, é cozinhado com energia solar)
15:00 Horas – Apresentação de um outro projecto em Tamera
Morada: Monte do Cerro, 7630 Relíquias. Vindos de Colos ou de Relíquias.
GPS: 37°42´54“ Norte, 8°30´57“ Oeste
Inscrições: seminarios@tamera.org ou +351 283 635 306
Os jornalistas podem contactar Leila Dregger: leila.dregger@tamera.org
http://www.tamera.org/index.php?id=1&L=2