20.2.11

Município de Paris decide reduzir em 30% os anúncios e a superfície ocupada pela publicidade em toda a cidade


Todos os dias faço uma lavagem ao cérebro com a publicidade

A Publicidade mata a liberdade de pensar




A câmara de Paris acaba de decidir reduzir em 30% os espaços ocupados com publicidade da cidade. Decidiu ainda retirar os painéis 4x3 (12m2) nas vias periféricas que atravessam e contornam a cidade. O novo regulamento local de publicidade recebeu os votos contra dos partidos da direita, não se livrando porém de críticas dos representantes ecologistas que queriam ir mais longe na redução dos espaços públicos com publicidade.

A publicidade será ainda proibida num raio de 50 metros à volta das escolas, nas margens do Sena, canais, nos cmitérios, espaços verdes e jardins públicos.

A decisão do município parisiense aguarda ainda o parecer de dois organismos administrativos para poder ser aplicada.

Entretanto, os activistas anti-publicidade lamentam, por seu lado, estas medidas~pois no seu entender não alteram nada de substancial, recordando que, segundo as estimativas, cada indivíduo é bombardeado por dia com uma média de 3.000 mensagens publictárias, o que constitui um autêntico ataque à liberdade de consciência.


http://antipub.org/spip.php?article204

http://www.jacques-boutault.fr/article/958