15.1.11

Lançado hoje o 1º número do jornal Fraternizar online

http://www.jornalfraternizar.pt.vu/

Nasceu, HOJE, 15 de Janeiro de 2011, o Jornal Fraternizar apenas em suporte online.
Editado e dirigido pelo Padre Mário, também jornalista já na situação de reformado, Presbítero da Igreja do Porto, felizmente, sem Ofício Canónico desde finais de Março de 1973 e, consequentemente, também sem o respectivo Benefício, ligado ao Ofício.
No mesmo website encontram-se ainda em arquivo todas as edições do jornal em suporte de papel.
-----------------------------


Editorial do nº 1

Bem-Vindas, Bem-vindos ao Jornal Fraternizar online

Toda a minha Alegria. E toda a minha Paz.

O Jornal Fraternizar, depois de 180 + uma (n.º zero) edições em papel, abandona definitivamente o suporte papel e prossegue exclusivamente em suporte online.

Parece que somos pioneiros, em Portugal, nesta opção. Os grandes jornais, inclusive, semanários, ainda não ousaram dar este passo. São grandes. Têm estruturas pesadas. Exércitos de funcionários ao seu serviço. E, sobretudo, têm muita Publicidade que ainda aposta mais no suporte papel. O Jornal Fraternizar, pelo contrário, é pequeno e pobre. Por opção. E nunca quis ter, nunca teve, Publicidade. Por isso, é uma publicação Livre. Como tal, responsável. Está na Sociedade do(s) Mercado(s), mas não é do(s) Mercado(s). É só da Sociedade. Das Pessoas. Dos Povos. Muitos Povos, um-só Povo, com muitas línguas, cores, culturas. A mais bela Polifonia Humana, a juntar à Polifonia Cósmica.

Depois, em lugar de reproduzir a Ideologia e a Idolatria do(s) Mercado(s), o Jornal Fraternizar procura ver os Acontecimentos do nosso dia-a-dia animado da mesma Fé não-religiosa de Jesus. E à luz da sua Teologia, a única, entre todas as Teologias que por aí proliferam como cogumelos depois das chuvas (até os Ateus e Agnósticos, elas e eles, têm uma Teologia, porventura, a mais Perversa de todas, porque acaba sempre por adorar o Senhor Dinheiro, a menos que os Ateus e Agnósticos, como tais, já sejam pobres por opção e por toda a vida!), que não é Idolátrica. Porque, ao contrário de todas as outras Teologias, a Teologia de Jesus (não confundir com a Teologia do mítico Cristo davídico!) reflecte e, sobretudo, Pratica Deus Criador que nunca ninguém viu e, por isso, também não conhece. Como tal, não pode nunca manipular, nem colocar ao serviço dos seus desejos e ambições de Animal Racional, como fazem todas as Religiões, as religiosas e as seculares, e todos os Sacerdotes, os sagrados e os laicos / ateus. Pelo contrário, faz-nos viver a História e na História, como Jesus, o da Missão entre meados do ano 28 e Abril do ano 30, em constante sobressalto, em contínua Interpelação, acossado a todo o instante pela Novíssima Pergunta feita a toda a Mulher, todo o Homem, Onde está o teu irmão? Que fizeste do teu irmão? E, depois, porque ininterruptamente acossado por esta Pergunta, todo o seu Ser-Viver-Actuar-Pensar-Falar histórico procura ser uma ininterrupta Resposta Política Maiêutica a ela! Só assim, somos Seres Humanos. De contrário, somos só Animais Racionais, os mais Perversos dos Animais.

Bem-vindas, Bem-vindos, pois, ao Jornal Fraternizar one-line. Abram o site todos os dias, porque podem encontrar sempre, ou quase sempre, algo de novo nele. Porque em suporte on-line, nem sequer teremos periocidade. Cada dia é sempre um novo dia. E algo de cada novo dia pode aparecer reflectido no Jornal Fraternizar.

É bom, muito bom, saber que estareis desse lado. E que comentareis com Inteligência Jesuânica, por isso, Cordial os seus conteúdos, para o email do seu Director-Editor, eu próprio.

Vosso, Mário, Presbítero da Igreja do Porto.