15.1.11

Hoje arrancou o Projecto da Quinta Musas da Fontinha, na cidade do Porto



Hoje, arrancou em parceria com Associação Musas o primeiro projecto de distribuição de lotes de Terra Agricultavel no Coração do Porto, a “Quinta Musas da Fontinha”.

A porta de entrada faz-se pela Rua do Bonjardim (nº 998), e entre casas abandonadas, muros de granito e poços temos uma área imensa por descobrir.

As pessoas aderiram com força de labuta na limpeza do espaço de forma incansável. Recebemos pessoas de todas as idades e capacidades.

Foi realmente animador sentir o cooperativismo para criar um espaço onde se poderá conciliar Agricultura, Ambiente e Sustentabilidade. Valores Inseparáveis.

A arte também marcou o dia, com a pintura de um Mural.

Estamos todos de Parabéns

MOVIMENTO TERRA SOLTA

O Movimento Terra Solta nasce da ideia Tanta Terra sem Gente, Tanta Gente sem Terra.

http://terrasolta.org/

A base da evolução humana e da maior revolução social foi a Agricultura. Esta revolução só ocorreu há 10 mil anos atrás. Permitiu a fixação das populações, a criação de comunidades e libertou o homem, de colector passou a produtor.

Esta não foi a revolução que destruidora da Harmonia homem Natureza, simbiose perfeita até à revolução Industrial. Nos finais do século XIX, o homem aprendeu a dominar a energia do Petróleo, passando de uma Agricultura Biológica e Biodinâmica,

em que se associava o potencial da natureza com as regras do Universo, para a Agricultura Industrial. Perfeito para uma população Mundial de 3 mil milhões de habitantes, mas insustentável para o Terra quando somos em 2010, 7 mil milhões de seres humanos.

Porquê mais um Movimento, se o problema já foi detectado?

O Movimento Terra Solta, nasce de um encontro de amigos que partilham de ideais, de uma sociedade mais justa, mais próxima da terra que pode e deve usufruir da tecnologia.

E se na aldeia global, existissem pequenas aldeias comunitárias em que se possa viver deforma mais igualitária, em que todo o homem e mulher é dotado de capacidades positivas não auto-destrutivas. E se essas pequenas aldeias, chame-mos comunidades alternativas, que podem ser urbanas que podem ser rurais, mas que seriam geridas por palavras tão simples:

– SOLIDARIEDADE, COOPERATIVISMO;

Será que podemos viver de forma mais saudável e mais feliz?

O Movimento Terra Solta, não tem duvidas. Tem a certeza que o regresso à terra, à produção de bens de forma próxima, a reutilização, a negação do excesso podem criar pessoas mais felizes e um ambiente em equilíbrio e sustentável. Basta acrescentar mais uma palavras simples:

PERMACULTURA;
AGRICULTURA BIOLÓGICA e BIODINÂMICA em meio Urbano e Rural;
COMUNIDADES URBANAS PARTILHADAS, ECO-ALDEIAS;
E, é necessário politicas para estes conceitos?

O Movimento Terra Solta, tem por base ser apolítico. Mas até aqui falamos de Sociedade, Economia, porque um Homem é um ser Politico.

E, o que objectiva o MOVIMENTO TERRA SOLTA:

Ao vermos o miolo dos centros urbanos ao abandono. As aldeias sem gentes. Essa forma de viver está a dar lugar a “Megalópis” sem sentido e sem necessidade.

O que se constataAs cidades deixaram-nos réstias de uma cultura de proximidade, com os seus quintais, o pequeno comercio, o pequeno produtor, em que cada Rua era uma Aldeia, e as Aldeias eram comunitárias.
E se reocuparmos e dermos vida a esses espaços, e se as Aldeias voltarem a ter gente e se os Quintais, lojas, pequenas industrias locais voltarem a ter gente?

E se as casas abandonadas voltarem a ter gente? E se recuperamos tantos e tantos métodos tradicionais em fase de desaparecerem?

O MOVIMENTO TERRA SOLTA, objectiva uma atitude de Reutilizar os espaços abandonados, e poder praticar as ideias aqui escritas para uma sociedade mais justa, mais livre em comunhão com o ambiente.

O Movimento não é nosso é de todos!