RESISTÊNCIA À AGRESSÃO PUBLICITÁRIA
Guerrilha não-violenta contra os nos painéis-espiões de publicidade
Em Paris vários activistas realizaram uma acção de denúncia contra os novos painéis-espiões publicitários instalados no Metro da cidade e que contêm uma tecnologia-vídeo que consegue analisar as reacções e os comportamentos dos indivíduos que passam por perto.
Trata-se de uma tecnologia capaz de determinar o sexo, a idade e de seguir o olhar do transeunte. Esta nova tecnologia está ainda preparada para enviar mensagens publicitárias para os nossos telemóveis e pode constituir um eventual perigo para a saúde.
Os activistas cobriram 118 painéis em toda a rede de metropolitano.
http://www.danger-ecranpub.tk/
http://www.antipub.org/
Um dos autocolantes que foram colados na accção realizada:
Este painel-espião de publicidade
que tem por missão condicionar-vos nas vossas decisões
custa 20.000 euros
A publicidade é aquele discurso ideológico que leva a não se ver as realidades da vida, os valores da vida, as dimensões do ser, e os próprios seres, senão como mercadorias que são produzidas para serem vendidas (François Brune)