13.12.10

Resistência à agressão publicitária - Guerrilha não-violenta contra os novos painéis-espiões de publicidade




RESISTÊNCIA À AGRESSÃO PUBLICITÁRIA

Guerrilha não-violenta contra os nos painéis-espiões de publicidade

Em Paris vários activistas realizaram uma acção de denúncia contra os novos painéis-espiões publicitários instalados no Metro da cidade e que contêm uma tecnologia-vídeo que consegue analisar as reacções e os comportamentos dos indivíduos que passam por perto.
Trata-se de uma tecnologia capaz de determinar o sexo, a idade e de seguir o olhar do transeunte. Esta nova tecnologia está ainda preparada para enviar mensagens publicitárias para os nossos telemóveis e pode constituir um eventual perigo para a saúde.
Os activistas cobriram 118 painéis em toda a rede de metropolitano.

http://www.danger-ecranpub.tk/

http://www.antipub.org/


Um dos autocolantes que foram colados na accção realizada:


Este painel-espião de publicidade


que tem por missão condicionar-vos nas vossas decisões


custa 20.000 euros


O que é a publicidade?

A publicidade é aquele discurso ideológico que leva a não se ver as realidades da vida, os valores da vida, as dimensões do ser, e os próprios seres, senão como mercadorias que são produzidas para serem vendidas (François Brune)