5.12.10

Encontro e convite aos interessados para a criação de uma horta comunitária na Quinta musas da Fontinha ( 8 de Dezembro)



A Associação Musas, em Conjunto com a ACdP e com o Movimento Terra Solta, vai promover um encontro informal no próximo dia 8 de Dezembro na Associação Musas, com o objectivo de planear uma estratégia conjunta para a “Quinta Musas da Fontinha”.

Para além das Associações e Movimentos, o convite está aberto a amigos que possam ser úteis para elaboração deste plano de intervenção comunitária, nas áreas da agricultura urbana e inserção social, entre outras.

Programa de Trabalhos:
10:00 – Encontro no Musas
10:30 – Levantamento do Terreno*
12:30 – Almoço Vegetariano de partilha**
14:00 – Apresentação das Associações e suas ideias para o espaço
16:00 – Inicio de redacção de ideias envolvidas e Planograma
18:00 – Fim dos trabalhos – Convívio

*Levantamento de terreno
Tragam roupa e calçado apropriado.
Agradece-se a todos os participantes, que tragam equipamentos úteis tais como:
- Fita métrica, bússola, altímetro, plantas e claro se tiverem GPS era extraordinário,…
- Quem tiver roçadora, Motosserra ou mesmo uma Catana são bem vindos….
- Equipamento de fotografia, video, (…)

**Almoço Vegetariano de partilha
Sugere-se a todos os participantes a levarem para partilhar entre todos uma “multa” em comida Vegan. O Musas tem cozinha e bar, por isso é possível cozinhar por lá!!

Para esclarecimentos sobre o ponto de encontro, enviem um email para francisco1000@gmail.com . E, claro enviem a confirmação de quem vai, nome, e que material e comida que levam para o almoço.


O Movimento Terra Solta, a ACDP e a Associação Musas convidam todos os interessados a terem o vosso lote de Terreno na “Quinta Musas da Fontinha”.

Para tal, basta mandarem um email para francisco1000@gmail.com a demonstrarem a vossa vontade e os vossos dados e seguirem estas pequeníssimas regras:
1 – Distribuição de lotes de 25 m2 e/ou múltiplos deste;
2 – Cada lote é numerado e com nome no terreno e inscrito numa base dados feitas em Excel, da responsabilidade do Rui AFONSO;
3 – O custo anual do lote é de 20 Euros (de Setembro a Setembro), em que o dinheiro reverte a favor das diversas melhorias a efectuar no terreno;
4 – As técnicas agrícolas que os utentes podem realizar têm de respeitar os conceitos da Agricultura Biológica ou Biodinamica ou Permacultura:
5 – Cada Lote obriga-se a ter um compostor adquirido ou manufacturado;
6 – Cada lote obriga-se, a colaborar na limpeza colaborativa do seu lote, e dos lotes a entregar aos novos associados;
7 – Caminhos e recuperação de infra-estruturas existentes serão efectuados por todos os participantes;
8 – Cada Associado terá uma chave da “Quinta Musas da Fontinha”, tendo em local a definir um livro em que obrigatoriamente escreva nome, hora de entrada, hora de saída e resumo de tarefas;
9 – A “Quinta Musas da Fontinha”, promoverá regularmente formações no sector em que para os Associados terá o custo simbólico de 5 Euros e para não sócios de 20 Euros;
10 – A distribuição de lotes será efectuado pela “Quinta Musas da Fontinha”;
11 – A “Quinta Musas da Fontinha” promoverá no espaço acções de angariação de fundos em que o dinheiro reverterá integralmente aos projectos para o espaço comum;

Por uma Sociedade mais Justa, mais partilhada e mais próxima da Terra
http://terrasolta.org/
http://www.acdporto.org/
http://musas.pegada.net/