6.12.10

Ciclo de documentários promovido em conjunto pela Casa da Horta e pela livraria-café Gato Vadio nos dias 9, 10, 15, 17 e 22 de Dezembro

A partir da quinta-feira, 9 de Dezembro, começa um ciclo de documentarios da Casa da Horta em parceria com os companheiros de sonhos e intervenção cultural da Livraria e café-bar Gato Vadio.



Programação:

9 Dezembro: Consuming Kids-Casa da Horta-22 h.

10 Dezembro: Addicted to plastic-Gato Vadio-22 h.

15 Dezembro: Garbage Warrior-Casa da Horta-22 h.

17 Dezembro: Les Glaneurs et la glaneuse-Gato Vadio-22 h.

22 Dezembro: Corações Valentes sem descanso-Casa da Horta-22 h.


Sinopses dos documentarios:


9 Dezembro-Casa da Horta-“Consuming kids”



“Consuming kids” põe em destaque o lado patológicamente perverso das actuais Corporações e a maneira em que se está tentando transformar desde os primeiros anos de vida as crianças estadounidenses em consumidores.
Se a publicidade não é algo recente, há que dizer que até aos anos 70 incentivava de maneira muito mais ingénua as compras de produtos. È a partir da presidência de Ronald Reagan que começa a actual tendência: as autoridades destinadas a controlar os anúncios são despojadas de qualquer poder e começa um bombardeio mediático descontrolado que tem como alvo crianças e pré-adolescentes:

O que vem a seguir é historia recente, e não só nos Estados Unidos. Toda a oferta televisiva torna-se num grande recipiente de anúncios ocultos, e as crianças tornam-se cada vez mais protagonistas dos anúncios, até de produtos não directamente conectados com a infância e a adolescência.

Mas é nos últimos dez anos que entramos numa nova fase das modalidades publicitárias, uma fase que pode ser definida quase ideológica: as corporações já não estão interessadas em vender produtos, mas sim em vender um modelo de vida. “Consuming kids” mostra-nos pedaços assustadores do quotidiano televisivo nos Estados Unidos. Além da maneira preocupante com que se propõem modelos culturais violentos e sexistas, as mensagens que transmitem é que somos o que possuímos, as nossas roupas e os nossos objectos criam a nossa identidade, mas sobretudo a nossa felicidade.
V.O em inglês, legendada em português


10 de Dezembro-Gato Vadio- “Addicted to plastic” (Viciado no plástico)



Can’t live without it, can’t destroy it. “Viciado no plástico” é um documentário centrado na produção mundial e das consequências do plástico no meio ambiente. O autor viajou durante 3 anos filmando em 12 países e nos 5 continentes, incluindo duas viagens para o centro do oceano Pacífico onde se acumula uma quantidade gigantesca de desperdícios. O filme mostra também o percurso do plástico nos últimos 100 anos, informando-nos através de entrevistas com especialistas de topo sobre soluções práticas e inimagináveis sobre reciclagem, toxicidade e biodegradabilidade.


V.O em inglês, legendada em português


15 Dezembro-Casa da Horta- “Garbage Warrior” (Guerreiro do lixo)



“Garbage Warrior” é um minucioso documentário que conta a história épica do inconformista arquitecto estado-unidense Michael Reynolds e da sua luta para introduzir o conceito de alojamento sustentável. Uma extraordinária aventura do triunfo sobre a burocracia, Garbage Warrior é, acima de tudo, um retrato íntimo de um indivíduo extraordinário e do seu sonho de mudar o mundo.

Imaginem uma casa que se aquece a si própria, que fornece a sua própria água, que cultiva os seus próprios alimentos. Imaginem que não requer tecnologia cara, que recicla os seus próprios desperdícios, que tem a sua própria fonte de energia. E agora imaginem que pode ser construída em qualquer lugar, por qualquer pessoa, usando os materiais que a sociedade descarta. Há 30 anos, o arquitecto Michael Reynolds imaginou, precisamente, uma tal casa – e depois propôs-se construí-la. Um visionário na clássica acepção estado-unidense, Reynolds tem vindo, desde então, a lutar por trazer o seu conceito ao público. Acredita que, numa época de instabilidade ecológica e iminentes desastres naturais, os seus edifícios podem – e vão – mudar a forma como vivemos. Filmado ao longo de três anos nos Estados-Unidos, Índia e México, “Garbage Warrior” é um exaustivo documentário que narra a história épica do inovador arquitecto Michael Reynolds, da sua equipa de inovadores constructores de casas do Novo México e sua luta para dar a conhecer formas radicalmente diferentes de viver. Uma fotografia da geo-política contemporânea e uma inspiradora aventura do triunfo sobre a burocracia, “Garbage Warrior” é, acima de tudo, um retrato íntimo de um indivíduo extraordinário e do seu sonho de mudar o mundo.

V.O em inglês, legendada em português


17 de Dezembro-Gato Vadio- “Les glaneurs et la glaneuse”


Uma investigação íntima de Agnés Varda da vida francesa. O ponto de partida estético, politico e moral são os respigadores, aqueles que percorrem campos já ceifados em busca de espigas deixadas ficar e que, em gerações anteriores, foram imortalizados por Millet e Van Gogh. Varda não tem um particular interesse em imortalizar os respigadores de hoje, mas em investigar as razões que levam os anónimos desesperados e idealistas ou os célebres, como por exemplo, um famoso chefe, a examinar cuidadosamente os desperdícios…Através da sua viagem, Agnés Varda constrói um retrato de França tão moderno quanto a câmara digital que utiliza, obtendo a sua obra mais impressionante desde «Vagabundo».




22 Dezembro-Casa da Horta-
“Modiga HJärtan Utan Reträtt” (Corações Valentes Sem Descanso)


20 minutos 26 segundos

Um documentário sueco de August Nilsson, Hélène Portnoff e Nina Zita.

Financiado por: SIDA – Forum Syd

Coordenadores: You Meng, Khmer Youth Association, KYA e Nina Zita, Internationella Arbetslag, IAL

Música: Shopaholic, Miss Universum – Selfelected, 2003; New Culture, Master Fredricks – New Culture, 2002.

Sinopse:

Esta é a história da indústria do vestuário do Cambodja versus a compra desse mesmo vestuário na Suécia.

É aqui apresentada a indústria de vestuário entre a empresa europeia e o Cambodja. Mostra-se que esta indústria depende do investimento estrangeiro, mas o que significa tal aspecto efectivamente para o Cambodja. Questionando-nos tornamos outro mundo possível?


V.O legendada em português