6.11.10

José Gil alerta para o regresso do medo em Portugal em entrevista à rádio Antena 1



« O que está a aparecer, e já desde há meses para cá, a reaparecer em força, é o medo. É um outro tipo de medo. Agora é cada um por si. Não há entreajuda. Cada um por si, cada um tem de procurar escapar e fazer o melhor pela sua família e é tudo. Quer dizer, isto é muito mau para os sindicatos, é muito mau para a acção colectiva, mas explica precisamente esse facto. As pessoas respondem ‘Não, não me interessa’, porquê? Porque a crise é uma espécie de trauma que disperssa, atomiza a sociedade e rompe a coesão. A coesão corporativa, a coesão comunitária, a coesão profissional. Isto é a primeira reacção. Agora, não há só a primeira reacção, isto não vai ficar assim, e claro que não pode ficar assim. Não pode!»
José Gil, em entrevista à Antena 1


Entrevista a José Gil

O filósofo José Gil considera que os portugueses são cada vez mais egoístas, uma tendência que se acentuou depois de perceberem que têm que viver com a crise e com as medidas de austeridade.

Nesta entrevista conduzida pelo jornalista José Manuel Rosendo, o filósofo não hesita em falar no regresso do medo. Este facto influencia a acção colectiva e rompe a coesão comunitária, corporativa e profissional.

José Gil defende ainda que os novos gurus são os economistas, que ocuparam o lugar dos políticos, surgindo como detentores da visão do futuro. O filósofo refere ainda que a responsabilidade dos jornalistas no contexto actual é enorme, visto que é sobre o sistema mediático que assenta a possibilidade de uma nova coesão social.

José Gil aborda as sequelas do Estado Novo, o primado da Economia em detrimento da Política, e a necessidade de mudança. Fala também do Medo que está de regresso, da resposta (do Povo) que está para chegar e da responsabilidade dos jornalistas na consciência colectiva. Talvez seja um pregador no deserto, mas ajuda a pensar. O que por si só, neste deserto de Líderes e política de "mão na anca", já é bastante.


http://meumundominhaaldeia.blogspot.com/2010/11/antena-1-entrevista-jose-gil.html