6.11.10

Aminetu Haidar, activista saharaoui dos direitos humanos, em Portugal ( 8,9 e 10 de Novembro, em Lisboa e Coimbra)


Aminettou Haidar, activista dos direitos humanos sahraoui, visita Portugal de 8 a 10 de Novembro de 2010, para participar numa série de actos públicos e contactos com organizações e instituições portuguesas.

A 14 de Novembro de 2009, Aminetu Haidar é expulsa do seu país ocupado (o Sahara Ocidental) pelas autoridades marroquinas quando regressava a El Aiun, depois de ter recebido em Nova Iorque o Prémio Robert F. Kennedy; distinção atribuída anualmente pela prestigiada fundação a defensores dos direitos humanos que se tenham distinguido pela sua coragem, pondo em risco as suas próprias vidas. Sobre Haidar pendia a acusação: ter escrito SAHARAUI no espaço reservado à nacionalidade do impresso de fronteira.

Após 32 dias de greve de fome, na inóspita aerogare de Lanzarote, Canárias, Aminetu fez vergar a prepotência da potência ocupante e congregou a simpatia e a solidariedade à resistência do seu Povo em todo o mundo.
Nos momentos mais dramáticos da longa greve de fome, José Saramago — preocupado com o débil estado de saúde de Aminetu —, escrevia à consciência mundial: “Aminetu não tem um problema. Um problema tem seguramente Marrocos. E pode resolvê-lo… terá que resolvê-lo. Não se trata apenas de um problema de uma mulher corajosa e frágil, mas sim o de todo um povo que não se rende já que não entende nem a irracionalidade nem a voracidade expansionista, que caracterizavam outros tempos e outros graus de civilização…”
Aminetu Haidar está agora em Portugal para agradecer a todos aqueles que, há um ano atrás, se solidarizaram com a sua luta.

Vamos recebê-la carinhosamente


Programa da visita
8 de Novembro, às 17h30
Encontro com Aminetu Haidar
Sessão de informação e trabalho com a activista saharaui Aminetu Haidar em Lisboa, no Terraço do Graal (Av. Luciano Cordeiro, 24-6º), às 17h30., por iniciativa da Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental, com o apoio da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e da Marcha Mundial das Mulheres.
http://marchamundialdasmulheres.blogspot.com/2010/11/no-proximo-dia-8-de-novembro-sessao-com.html


9 de Novembro
Por iniciativa da Faculdade de Economia, o Reitor da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor Fernando Seabra Santos, entregará a Medalha da Universidade a Aminettou Haidar como reconhecimento pelo seu contributo para a defesa dos Direitos Humanos, numa cerimónia pública que terá lugar na Biblioteca Joanina em Coimbra

10 de Novembro, às 18:30
Local: Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa
Sessão pública e debate com Aminetu Haidar