6.10.10

Solidariedade no Porto com os squatters holandeses


Em solidariedade com os squatters da Holanda, que estão a ser criminalizados com a entrada em vigor da nova lei anti-okupação a 1 de outubro passado, e em resposta a um apelo de okupas holandeses, foi hoje colocada, no Porto, uma faixa, dizendo "Estamos aqui para dizer que a ocupação e libertação de espaços deverá ser uma das principais estratégias da luta por um mundo mais justo".

Edifícios abandonados, deixados a apodrecer apenas por interesse económico, tornam as cidades em lugares fantasma, okupar é uma forma de acção directa que resiste e inverte a lógica do capital. Quando a vontade e a acção se juntam, pessoas podem usar essas casas para habitar e criar espaços livres onde se podem encontrar, trocar ideias, organizar eventos e começar projectos em comum em oposição à privatização dos espaços e contra a gentrificação e especulação imobiliária.

A nova lei holandesa não apresenta soluções para o problemas das casas abandonadas, dando ainda mais protecção aos proprietários que podem especular com a propriedade mais à vontade.

Quando viver é um luxo, okupar é um direito!

Kraken gaat door!


Fonte da notícia: Indymedia-Portugal