26.10.10

De Caras, filme de Tiago Afonso sobre Camilo Mortágua, vai ser apresentado hoje à noite na Casa da Achada às 21h30


De Caras - apresentação do filme de Tiago Afonso sobre Francisco Mortágua
Hoje, 3ª feira, 26/10/2010, às 21:30
Local: Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, Lisboa

Projecção e apresentação do filme De Caras (2010, 75 min.), a partir de uma longa entrevista com Camilo Mortágua, com a presença do realizador, Tiago Afonso, e do entrevistado.

«Arrasta-se há mais de três anos aquilo a que eu chamava o projecto LUAR. Hoje apresento-o na Casa da Achada com o título “De Caras”. O que começou por ser uma investigação e conjunto de entrevistas à volta da Liga Unida de Acção Revolucionária centrou-se numa só personagem: Camilo Mortágua.

Filme de enorme simplicidade formal, trata-se de um depoimento montado no qual a personagem fala sobre o seu percurso desde o início dos anos sessenta até aos dias de hoje tendo como momentos essenciais as acções da organização antifascista e a aventura da Torre Bela, ocupação e consequente autogestão da herdade dos duques de Lafões, que se transformou num dos ícones do PREC por ter sido registado em filme pelo recém falecido realizador alemão Thomas Harlan.

A segunda dimensão do filme, ao nível da imagem, são desenhos feitos por PAM a partir do depoimento, sendo que apenas um ou outro tem características de ilustração. A maioria tende para a dispersão. Trata-se de interpretações subjectivas de palavras bastante objectivas.

Desde o início que entendo que o sítio ideal para apresentar pela primeira vez este projecto é a Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, não só por certas afinidades políticas, mas também por ter sido com estas pessoas (Mário Dionisenses) que dei os meus primeiros passos na descoberta da história recente, mas forçosamente esquecida por muitos deste nosso malfadado país à beira mar encostado.»

Tiago Afonso