Local: Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo/ THSC
DescriçãoENTRADA LIVRE ENTRE OS DIAS 3 E 9 DE MAIO
Perto de 70 iniciativas, entre exposições, workshops, espectáculos, concertos ou seminários, esperam todos quantos visitem a Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE), de 3 a 9 de Maio, no âmbito da reedição da Semana Aberta.
DescriçãoENTRADA LIVRE ENTRE OS DIAS 3 E 9 DE MAIO
Perto de 70 iniciativas, entre exposições, workshops, espectáculos, concertos ou seminários, esperam todos quantos visitem a Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE), de 3 a 9 de Maio, no âmbito da reedição da Semana Aberta.
No teatro, a proposta passa pelo clássico de William Shakespeare, «Sonho de Uma Noite de Verão», nos dias 6 e 7 de Maio. A projecção de um filme de Humberto Delgado, realizado por Jorge Campo, no dia 8, é a sugestão na área do cinema. No mesmo dia, no café-concerto da ESMAE, o maestro António Saiote vai moderar a Tertúlia de Poesia. O principal objectivo da Semana Aberta é divulgar a oferta formativa da ESMAE. A entrada é livre.
Ao longo do período que coincide com a Semana Académica, será proporcionada uma viagem pelo mundo da ESMAE, que abre mesmo as portas das salas de aula aos mais diversos públicos – candidatos, estudantes, docentes e pais – para mostrar o que faz nas várias áreas da música, das artes e do espectáculo.
O extenso programa de sete dias de iniciativas na ESMAE foi pensado para abranger todos os cursos, do teatro à música, passando pela comunicação audiovisual e multimédia, com vista a divulgar tudo quanto é feito do ponto de vista da formação e investigação.
Teatro-escola da ESMAE, a comemorar 10 anos de actividade, o Teatro Helena Sá e Costa vai ser palco de algumas das mais importantes iniciativas da Semana Aberta.
Nos dias 6 e 7 de Maio, os alunos finalistas do curso de Teatro vão estrear «Sonho de Uma Noite de Verão», encenada por Lee Beagley. Assumindo uma estética contemporânea e iminentemente urbana, o clássico de William Shakespeare propõe aproximar do teatro o público mais jovem e sem hábitos culturais, realçando a importância da criação e educação de novos públicos.
Imperadores da Grécia Antiga, pares de amantes desencontrados, fadas, duendes e outros espíritos que venham ao acaso tornam-se em pais tiranos, gangs de rua, entre os quais vale tudo, e criaturas travessas sem noção do senso comum, numa «guerra» em que o amor é a arma mais poderosa.
Já no sábado, dia 8 de Maio, o Teatro Helena Sá e Costa volta a abrir as portas para a projecção de um filme sobre Humberto Delgado, realizado, em 2008, por Jorge Campos, por altura das comemorações dos 50 anos da chegada do «General sem Medo» à Cidade do Porto.
No mesmo dia, mas a partir das 22h30, a poesia de Camões, Lorca, Prèvert e Luísa Ossot, uma das mais representativas poetisas venezuelanas, vai ecoar no café-concerto, no âmbito da Tertúlia de Poesia.
A iniciativa, segundo António Saiote, maestro de profissão e responsável pela organização da tertúlia, pretende “dessacralizar a poesia” e, ao mesmo tempo, “pôr os alunos em contacto com a arte de escrever em verso”. Afinal, “a poesia é fundamental para a interpretação musical”.
O cartaz inclui ainda um concerto da Orquestra de Jazz, composta por professores e alunos do Curso de Jazz, no dia 4 de Maio, uma exposição de fotografia, intitulado «Identidades Orofaciais», patente ao público de 5 a 9, no café-concerto, ou um seminário de guitarra, dia 6, entre outras iniciativas.
O programa completo da Semana Aberta na ESMAE segue em anexo e pode ser consultado em www.esmae-ipp.pt e http://www.esmae-ipp.pt/thsc
Programa completo: