7.4.10

Como viver dos desperdícios do capital é o tema dos filmes do cinema comunitário do mês de Abril ( dias 9 e 23) na Casa Viva


Cinema Comunitário
entrada livre
CASA VIVA
Praça Marquês do Pombal, 167
Porto
(é preciso tocar no batente para entrar)


Todos os dias, toneladas de alimentos, objectos e outro "lixo" são rejeitados pelo circuito comercial por razões pouco ou nada justificáveis, excepto pelo desperdício inerente desta sociedade de consumo e sobre-produção que nos rodeia.

Para um freegan, free de livre, rejeitar o capitalismo e todas as suas formas de exploração passa também por procurar e reaproveitar esses desperdícios, comuns da máquina produtiva capitalista.

Este mês, o Cinema Comunitário é sobre respigagem, reciclagem, freeganismo, skipping, dumpster diving ou simplesmente sobre lixo. A primeira sessão é dedicada mais ao humor, à loucura e à música; na segunda, passamos um documentário sobre grupos que se dedicam a reciclar e distribuir comida livremente.

Se chegares à hora de jantar podemos ainda criar e trocar receitas entre comida salva de ir parar a um aterro sanitário ou algo pior...


9 de Abril às 22h.

The Collector, de Martin Hampton
Documentário, 2003/2006 [27’ Francês, legendado em inglês]

Durante 50 anos, Chirstian coleccionou coisas que outros deitavam fora. O presidente da câmara municipal tentou proibi-lo, mas ele continuou o seu trabalho à noite, para evitar ser visto.

Louco, desesperado pelo desperdício da vida moderna, trabalhou 365 dias por ano para salvar coisas que ainda acreditava serem úteis, guardando-as na sua casa ou em locais que só ele conhecia. A sua enorme colecção de frigoríficos, televisões, brinquedos, sapatos, livros, etc.., que guarda uma história dos hábitos de consumo da sua cidade, é considerada por alguns como um enorme trabalho artistico.

Mais sobre Christian:
http://fatratas.net/entrez-chez/christian-g/



Surfing the Waste: A Musical Documentary About Dumpster Diving, de Paul Aflalo
Musical/Documentário, 2006 [19' Inglês]

Uma viagem musical com um grupo de dumpster divers nos becos de Montreal. Entre música e dança, um grupo de amigos, fala do desperdício, da alegria de reutilizar o lixo de outros e discute a filosofia de viver dos excessos da sociedade. Saltando de contentor em contentor estes jovens conseguem comida, mobiliário, roupa e divertimentos que nunca teriam se os tivessem de comprar.

www.surfingthewaste.com




23 abril às 22h00

Skipping Waste, de Lily Barlow
Documentário, 2009 [42' Inglês]

Cadeias de supermercados dominam a venda de comida. Bananas da Colômbia e abacates do Brasil enchem contentores do lixo por toda a Europa. Estes hábitos de consumo insustentáveis criam quantidades enormes de lixo, desperdício de petróleo e aterros sanitários descontrolados. Procurando desesperadamente uma alternativa, os dumpster divers (salteadores dos contentores ou os respigadores, em bom português) começam a aparecer nas ruas, alimentando muitos com a comida encontrada, em iniciativas como Comida, Não Bombas! (Food Not Bombs). Skippin Waste segue algumas destas comunidades em França e Holanda, enquanto eles resgatam e reutilizam o que a sociedade capitalista considera "lixo".


www.trashwiki.org/en/Skipping_Waste