7.4.10

Ciclo de Educação Alternativa na Casa da Horta (apresentação da Escola da Ponte no dia 8 de Abril)


Ciclo de Educação Alternativa


8 de Abril a partir das 21:45 – Apresentação do Projecto da Escola da Ponte
“Educar é mais do que preparar alunos para fazer exames, mais do que fazer decorar a tabuada, mais do que saber papaguear ou aplicar fórmulas matemáticas. É ajudar as crianças a entender o mundo, a realizarem-se como pessoas, muito para além do tempo da escolarização.” In, Projecto Educativo “Fazer a Ponte”


17 de Abril a partir das 16:00 – Projecto Arco-Íris
Workshop: a negociação e mediação na relação com os outros – Neste workshop pretendemos trabalhar algumas dimensões basicas relativamente à mediação e negociação imprescindveis para construirmos relações mais harmoniosas com os outros. Vamos desenvolver dinâmicas com essa finalidade que permitirão o esclarecimento acerca da estrutura de um ciclo pensado para crianças que trabalha a cooperação, a resolução de conflitos, as tomadas de decisão, as desconstruções de paradigma e a comunicação. Este workshop, sendo destinado a graúdos, é devidamente preparado e adaptado nesse sentido, para que se perceba as potencialidades que a área da mediação e gestão de conflitos promove.


22 de Abril às 22h – Filme: Ser e ter de Nicolas Philibert
Numa escola primária na região de Auvergne em França, Georges Lopez é professor de uma turma de treze crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos. Lopez ensina três grupos de diferentes idades em lições separadas, certificando-se sempre de que eles entendem as tarefas que lhes são pedidas – quer seja para pintarem um desenho, aprenderem matemática ou a fazerem crepes. Lopez, um educador veterano à beira da reforma, é um modelo de sensibilidade e compreensão a lidar com crianças. Nunca levantando a sua voz e falando directamente com eles, o seu afecto é tão notório como o respeito e a confiança que as crianças têm por ele.


24 de Abril a partir das 16h - Debate e discussão sobre ensino doméstico (a confirmar)