25.1.10

Relato da 1ª cicloficina de 2010 no Porto




Imaginem:

. um local onde pessoas que partilham o gosto pelas bicicletas se podem reunir;
. um evento onde se pode literalmente sujar as mãos e fazer aquelas afinações que já andamos a adiar faz demasiado tempo;
. um espaço para guardar peças usadas que não precisamos mas podem ser úteis para outras bicis;
. albergue de bicicletas doadas ou abandonadas (para recuperar e colocar de novo na estrada)
. partilhar ferramentas;
. discutir novas ideias, novos projectos (aquela fixed que sonhas fazer, o atrelado que queres construir, etc), tirar dúvidas, trocar material;
. um sitio onde se pode fazer uma sessão de cinema temático;
. ouvir musica, beber uma cerveja, utilizar a cozinha comunitária e jantar;
. um evento que por vezes larga raízes, se transfigura, ganha rodas e abarca novos espaços (quando o tempo está melhor);

Acham a ideia interessante?
Pois bem... ela JÁ existe! É a Cicloficina e só precisa de contar com a vossa comparência todas as quintas feiras, véspera da penúltima sexta feira do mês.. (parece confuso mas não é)



Começamos bem 2010 em termos de activismo mecânico-ciclistico!

Primeira actividade da sessão: montamos um suporte para biclas preso nas vigas do tecto. Sem dúvida um elemento fundamental!

Estivemos então a dar uma limpeza num baú de madeira que se vai utilizar para guardar as peças doadas com intuito de reutilização... passados 5 minutos, e quase de propósito, chegou o Diogo com um saco cheio de material doado por uma loja de bicicletas!

Muito bom... a casa começa a compor-se!


A Catarina fez um belo desenho/esquema/organigrama onde se podem identificar os correctos nomes de toda e qualquer peça constituínte de uma bicicleta.
-> a cicloficina é também bastante educativa!

De resto, apareceu bastante pessoal, a dada altura estavam 3 biclas a ser reparadas ao mesmo tempo, sendo que as afinações de velocidades e travões foram a operação mais frequente.

Acabamos por ter menos tempo para falar de alguns assuntos pertinentes (sessões de ciclo-cinema, divulgação, etc) mas noutras sessões com menos trabalho de reparação serão com certeza debatidos.

Obrigado a todos os que apareceram, para reparar, "ser" reparado ou apenas socializar com a malta, apareçam também no próximo mês!

Mais informações em