O Teatro Maria Matos vai estrear no dia 10 de Dezembro, às 21h30, na Sala Principal, a peça O Banqueiro Anarquista, com encenação de João Garcia Miguel, a partir do texto de Fernando Pessoa. Sobem ao palco Anton Skrzypiciel, Ana Rosa Abreu, Isa Araújo, João Pedro Santos e Sara Ribeiro.
Para o encenador, a peça «é um emblema paradoxal da liberdade e da guerra. A sua pertinência, o seu sentido de humor e de ridículo, leva-nos a reflectir sobre os caminhos que deixamos que escolham por nós».
À mesa de um restaurante dois amigos debatem a situação social de um deles que diz paradoxalmente que se tornou banqueiro por que é anarquista politicamente.
O absurdo da situação, a falta de teatralidade e o devaneio mental desta personagem, conduzem-nos perante um retrato de vida, no qual a maior parte dos ouvintes conhece, ou por experiência própria ou por proximidade familiar. É a evolução clássica de um ponto da escala política, até ao seu oposto, no decorrer de uma vida, tão comum nos nossos políticos e porque não também em alguns dos mais conhecidos membros da nossa finança e economia.
O desenrolar da história tem muitas semelhanças e reverberações com os reality shows actuais ou os programas confessionais onde se tece a biografia pessoal em termos mais ou menos fantasiosos.
um projecto Companhia JGM
encenação João Garcia Miguel
texto O banqueiro anarquista de Fernando Pessoa
adaptação dramatúrgica e outros textos João Garcia
Encontro com João Garcia Miguel a 11 de Dezembro às 18h30 no MMCafé
http://www.teatromariamatos.pt/
http://mmblogue.wordpress.com/