7.12.09

Filmes sobre a revolta grega na Casa Viva ( dia 10 de Dez. às 22h.)


Filmes sobre a revolta grega
5ª, 10 dezembro 22h00

entrada livre

Casa Viva
praça marquês pombal 167 porto
http://casa-viva.blogspot.com/


Lefteria, de Tiago Afonso 2009
Documentário (30'52'')


Lefteria é sinónimo de liberdade. O documentário foi realizado a partir de imagens recolhidas em Atenas, nos primeiros dias de 2009, nas ruas e em assembleias de estudantes: mantinha-se ainda a revolta que os jornais já remetiam para segundo plano e que pôs a Grécia em estado de sítio durante Dezembro.



The Potentiality of Storming Heaven
Grego com legendas em Inglês (28')


Este filme acompanha alguns dos momentos mais quentes de insurreição contra as autoridades, que explodiu nas cidades e vilas gregas, entrevistando participantes, novos e velhos, gregos e imigrantes. Com música de banda-sonora a acompanhar e inspiradores textos citados no ecrã, explica por que é que os Gregos se sentiram tão zangados e indignados.
Na noite de 5 para 6 de Dezembro de 2008, o jovem Alexis Grigoropoulos foi baleado mortalmente por um polícia grego. Um ano depois, o Cinema Comunitário persegue-lhe a luta pela liberdade.


A primeira sessão do mês conta com a participação e intervenção de Tiago Afonso, o que certamente desenrolará uma conversa sobre o assunto, que voltou a ser notícia dos jornais
.