21.11.09

Don’t Nuke the Climate - NEM NUCLEAR, NEM EFEITO DE ESTUFA! ( assina a petição)




NEM NUCLEAR, NEM EFEITO DE ESTUFA!
Campanha internacional 2009 - Cimeira de Copenhaga sobre o clima

Esta campanha internacional é coordenada pela Rede "Sortir du nucléaire" (“Sair do nuclear”). A Rede "Sortir du nucléaire" é uma federação ambientalista francesa, não governamental, que congrega 841 organizações, e que lançou esta Campanha Mundial contra o nuclear e as mudanças climáticas resultantes do aquecimento global
Entretanto, está marcado para o próximo dia 12 de Dezembro um Dia Internacional de Acção contra as alterações climáticas e a inércia demonstrada pelos governos e Estados perante esta ameaça que se abaterá principalmente sobre as populações mais indefesas.

As alterações climáticas e as suas consequências são hoje incontestáveis. Em Dezembro de 2009, na Cimeira de Copenhaga, os dirigentes do mundo inteiro deverão chegar a um novo acordo sobre o clima. É urgente pôr em funcionamento os meios necessários à redução drástica das emissões de gás com efeito de estufa: o nosso futuro depende disso!

O actual Protocolo de Quioto exclui, a justo título, o nuclear das soluções de redução das emissões de gás com efeito de estufa. Mas a indústria nuclear, em consonância com alguns Estados, faz pressão para que esta perigosa e poluente tecnologia seja considerada como “limpa” e incluída no próximo acordo sobre o clima!

Isso permitiria que o nuclear beneficiasse de financiamentos públicos consideráveis… em detrimento das verdadeiras soluções! Um tal golpe de prestidigitação condenaria ao fracasso a luta contra as alterações climáticas e favoreceria a expansão mundial do nuclear e dos seus riscos.



Assine este pedido solene aos decisores e operadores económicos:


No âmbito da Cimeira de Copenhaga, V. Exas. têm a responsabilidade de chegar a um novo acordo internacional sobre o clima. Esse acordo deve imperativamente fixar objectivos ambiciosos de redução das emissões de gás com efeito de estufa e definir as soluções pertinentes para limitar as alterações climáticas e adaptar as nossas sociedades às suas consequências.
Assim, peço a V. Exas. que recusem liminarmente que o nuclear seja considerado como tecnologia “limpa” e que seja incluído nas disposições regulamentares das emissões de gás com efeito de estufa, já que:
• O nuclear é totalmente inapropriado para reduzir estas emissões: a sua contribuição só poder ser muito pequena, demasiado tardia e muito inferior à das economias de energia e das energias renováveis. Ora, o nuclear é muito oneroso e priva de financiamentos as verdadeiras soluções. Recorrer a ele, é condenar, pois, ao fracasso a luta contra as alterações climáticas.
• O nuclear é uma tecnologia perigosa e poluente. O risco de acidente maior existe, e aumenta com o número de reactores. As descargas provenientes da radioactividade constituem um problema sanitário grave, e a gestão dos resíduos radioactivos permanece um quebra-cabeças sem solução.
Conto com o envolvimento de V. Exas. na defesa do clima e do interesse de todos nós!