5.10.09

Ciclo de cinema Zapatista na Casa da Horta ( no Porto) ao longo do mês de Outubro (dias 8, 15 e 22 de Out.)




8 de Outubro

22:00h » Apresentação geral do movimento zapatista.

22:30h » Paroles Zapatistes contre l’injustice, 33 min / espanhol e tzeltal / legendado em inglês / México 2002.


O filme narra uma etapa recente da luta dos povos indígenas do México. Através da mobilização da caravana da dignidade de 2001 criou-se a força de um movimento para a autonomia, que se tornou nacional nos últimos anos. Neste filme são traçados paralelos entre as palavras do discurso Zapatista e a realidade nas comunidades de Chiapas. Este documentário mostra-nos testemunhos de pessoas cercadas pelo exército, perseguidas e agredidas por forças paramilitares. Um documentário fundamental para quem pretende entender o significado das recentes mobilizações.

23:00h » La lucha del agua, 15 min / México 2001 / Espanhol Tzeltal / legendado em inglês

Muitas comunidades indígenas em Chiapas não têm acesso a agua potável. “La lucha del agua” explora este problema grave e as estratégias das comunidades Zapatistas para o tentar solucionar. Apoiados pela educação e solidaridade internacional, muitas comunidades começam a construir os seus próprios sistemas de água. Pessoas destas comunidades falam da importância da água para a sua autonomia e como elemento básico na luta contra doenças. A construção desses sistemas serviu-lhes para reflectir sobre a necessidade de proteger os seus recursos de água e representa mais uma forma de resistir a projectos como o “Plan Puebla Panamá”.

15 Outubro

22:00h » Apresentação da cooperativa MutVitz

22:30h » Mut Vitz, l’effort indigène coopératif, 27 min / espanhol tzeltal / legendado em inglês


Este documentário fala-nos de uma cooperativa de cultura biológica de café, do processo de produção comunitária, dos problemas para ampliar a distribuição, dos seus produtos e da forma como comercializam o seu café, “cultivado com práticas ecológicas e elaborado com dignidade”.

22 Outubro
22:00h » Autonomía Zapatista: otro mundo es posible, 70 min / México 2008


Num dos comunicados do EZLN (Agosto 2004), o subcomandante Marcos declarou: “Por eso les digo que vengan, que caminen los pueblos y que ahora sí le pongan audio e imagem a este video” Em Janeiro de 2005 a Arte, Música e Vídeo, uma produtora independente, começou uma pesquisa documental sobre a Autonomia Zapatista. Cinco meses mais tarde, visitaram pela primeira vez o território zapatista com o ante-projecto na mão para o apresentar às “Juntas de Buen Gobierno”. Desde então, têm trabalhado em conjunto com as autoridades autónomas documentando os aspectos-chave deste heróico processo das comunidades indígenas organizadas.

Este projecto responde a esse convite por considerar que a autonomia indígena, a realização mais tangível e notável do movimento zapatista, é proposto como uma nova ordem política com base no princípio de mandar obedecendo, mostra ao mundo inteiro a possibilidade de construir novas relações sociais e um novo exercício politico democrático a partir da capacidade criativa de resistência. Em que consiste o projecto de autonomia zapatista, como se está a desenvolver, quais são as suas contribuições, avanços, conquistas e desafios … são algumas das questões discutidas aqui que incorporam a voz dos protagonistas.

Embora o documentário destaque as conquistas e avanços do processo de autonomia zapatista, não podemos ignorar o contexto em que é feito: a ocupação militar, os grupos paramilitares, a pressão e manipulação por parte dos governos federal, estadual e municipal, as ameaças e inimigos permanentes destas comunidades organizadas que, apesar de tudo, avançam e mostam-nos outra realidade.



Consultar:
Local:
Casa da Horta - associação cultural e restaurante vegetariano
Rua S. Francisco nº 12 A
(à ribeira do Porto, junto à Igreja de S. Francisco)
Porto