21.9.09

600.000 visitas ao blogue Pimenta Negra ao passar o seu 5º aniversário


O blogue Pimenta Negra ultrapassou as 600.000 visitas contabilizadas desde Março de 2006, não estando aí incluídas as do primeiro ano e meio (de Setembro de 2004 a Março de 2006) período durante o qual não foi efectuada nenhuma contagem, o que significa que o nº efectivo de visitas, ao longo dos 5 anos de existência do blogue, será ainda maior que aquele total.

Aproveitamos para comunicar novidades: vamos começar a inserir fotos e filmes do próprio blogue e já a partir do próximo mês de Outubro vai ser publicada uma versão abreviada em suporte de papel do blogue, que terá uma periodicidade mensal e será gratuita.

Entretanto foram estabelecidas dezenas de ligações recíprocas com outros blogues e sites, e encontram-se espalhadas por múltiplos locais textos e informações publicadas no Pimenta Negra.

Foram criadas recentementes duas novas secções de links: uma, sobre Associações, Cooperativas, Centros sociais e culturais; e outras, sobre Renascimento Rural. De realçar as secções existentes com links para as Livrarias Independentes, as rádios a escutar, e a dos livros a ler.

Apesar de, hoje em dia, a circulação de ideias e de informação passar em grande medida pela internet, continua a ser indispensável o suporte de papel pelo que é um dos objectivos do autor do blogue Pimenta Negra lançar já no próximo mês de Outubro uma folha volante com uma súmula dos textos e dados que tiverem sido publicados no blogue.

Na frontaria da sua portada o Pimenta Negra define-se como
«um blogue sobre os movimentos sociais, a ecologia, a contra-cultura, os livros, com uma perspectiva crítica sobre todas as formas de poder (económico, político, etc)»

Aquando da sua criação em 2005 foi divulgado o Manifesto Pimenta Negra que se mantêm actual e serve de referencial para todos quantos estão interessados em ler e consultar o blogue.



Manifesto Pimenta Negra

Somos contra a guerra, o fundamentalismo e o sectarismo ideológico e religioso, o racismo, assim como a dominação e a opressão capitalista. Nós encaramos a educação reflexiva e crítica como uma condição importante para os indivíduos tomarem consciência das estruturas sociais em que vivem, e lutarem pela sua emancipação social e individual.

Para nós, a arte, a literatura e todas as manifestações artísticas de carácter contra-cultural são importantes meios de desmontagem da cultura global massificada que reduz a diversidade cultural do mundo e normaliza as sociedades segundo um mesmo padrão ditado pela sociedade espectacular.

Defendemos que um mundo melhor é não só possível em cada continente, em cada cidade, em cada habitação, como é indispensável para a sobrevivência do nosso planeta.

Somos rebeldes com causas…como a emancipação dos seres humanos de todos os condicionamentos sociais ilegítimos

e-mail:
PimentaNegra@hotmail.com

http://pimentanegra.blogspot.com/

Grupo de leitores do Blogue:
aqui





Imagine ( John Lennon)



Joan Baez





There's A Chance (Peace Will Come), por Melanie Safka




José Afonso - O Que Faz Falta