23.8.09

VII Curso de Educação Libertária na Escola Paideia, situada em Mérida, na Extremadura ( de 2 a 6 de Setembro)


Queremos transformar o mundo e queremos fazê-lo a partir da baixo, desde a infância.

A educação procura sempre atingir um objectivo, e este depende da ideia e do conceito de pessoa que se tem e da sociedade que desejamos construir


Não cremos nem participamos no ensino oficial, seja público seja privado, e rejeitamos que esse seja o único possível. Face a ele apresentamos um modelo de escola auto-gerida, livre, baseada no princípio da liberdade responsável e na solidariedade entre iguais.

VII Curso de Educação Libertária na Escola Paideia, situada em Mérida, na Extremadura ( de 2 a 6 de Setembro)


A finalidade do curso é fazer conhecer como funciona a escola Paideia, pelo que será eminentemente prático, ou seja, durante esses dias pretende-se mostrar como se vive habitualmente na escola.

O grupo a formar auto-gestionará os dias em que permaneça na escola, tal como se costuma fazer nos dias de aulas, sempre a partir de uma assembleia geral em que as mais diversas pessoas se encontram para se acordarem entre si como e de que maneira irão ser repartidas as mais variadas tarefas, assim como o horário, as actvidades, o tempo para debate, o modo de funcionamento da assembleia geral, os trabalhos de cozinha, de limpeza e as actividades de cáracter manual, etc.

Não esquecer que uma das bases prioritárias da escola da anarquia é a igualdade: igualdade no trabalho, sem discriminação entre trabalho intelectual e manual, igualdade de géneros, de classes, com a aceitação da diversidade que é própria de qualquer colectividade humana.

O lema que a todos norteará será o princípio «de cada um segundo as suas possibilidades, e para cada um segundo as suas necessidades».


O curso pretende ainda dar a conhecere a educação libertária, e a ideologia que a inspira.


Ao mostrar como funciona esta escola livre, pretende-se expor as dinâmicas educativas que são necessariamente diferentes das que são desenvolvidas em outro tipo de escola.


Não existe um programa pré-estabelecido. Caberá à assembleia geral a decisão quanto à sua definição e elaboração.


O preço do curso é de 190 euros, o que inclui a matrícula, pequeno-almorço, alimentação, lanche e material. Os recursos obtidos servirão para apoiar economicamente a escola, cujas contas são sempre deficitárias


Quem estiver interessado em realizar o curso deverá preencher a ficha de inscrição e enviá-la para
info@paideiaescuelalibre.org


Uma vez recebida a ficha de inscrição será enviado por email o nº da conta bancária da escola para onde deve ser depositado o dinheiro da matrícula.


Uma vez que o nº de pessoas será necessariamente reduzido é conveniente que a inscrição seja o mais breve possível