27.6.09

Passeio para observação de morcegos na gruta da Nogueirinha realiza-se hoje em Évora (por iniciativa do núcleo da Quercus de Portalegre)

No âmbito da Feira de Sª João 2009, a ocorrer na cidade de Évora entre 19 e 31 de Junho, o Núcleo Regional Beja/Évora da Quercus - ANCN, convida todos os interessados para um pequeno passeio de contacto com a Natureza, até à gruta da Nogueirinha para observação e identificação de morcegos cavernícolas e arboricolas, no próximo Sábado, dia 27.

O passeio tem inicio às 18h no stand da Quercus, situado na avenida principal do recinto da Feira, em frente ao Parque Infantil.

Ali haverá uma pequena abordagem ao tema, sendo a partida para a Serra de Monfurado às 18h e 30 m. A chegada à gruta realiza-se num percurso de 1 km, com índice de dificuldade fácil. Na gruta tentaremos identificar as diversas espécies de morcegos, sem entrar para não haver perturbação. Que tiver oportunidade pode levar lanterna, sendo que está previsto o retorno pelas 22h da noite.

A visita é guiada por Tiago Marques, que se tem dedicado ao estudo dos morcegos em Portugal e no estrangeiro, com um conhecimento aprofundado da temática nos Sitios da Rede Natura 2000 da serra de Monfurado e Cabrela.

A gruta da Noguerinha situa-se em pleno Sitio Rede Natura 2000 da Serra de Monfurado, caracterizado por extensos montados de Sobreiro (Quercus suber) e Azinheira (Quercus Rotundifolia) em bom estado de conservação e elevada biodiversidade, sendo um dos valores naturais emblemáticos as diversificadas espécies de morcegos cavernicolas e arboricolas.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no stand da Quercus situado no recinto da feira ou através dos contactos:

Alexandre Pereira
961711234,
alexandre.lafuente@gmail.com


Esperamos por si...na hora dos morcegos!


QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Núcleo Regional de Portalegre
Apartado 163, 7301-901
PORTALEGRE, Telefs: 96 010 70 80 / 96 020 70 80
E-mails:
portalegre@quercus.pt / quercus.portalegre@gmail.com
Web page:
www.quercus.pt



Ler: